Foi ontem discutida e aprovada, em reunião de câmara, a proposta que isenta empresas e famílias do pagamento das rendas de todos os edifícios que sejam propriedade do Município de Vinhais.
“O estado atual da evolução da doença Covid-19 no país e no concelho de Vinhais exige a aplicação de medidas extraordinárias no setor social e económico, de forma a reduzir as consequências desta crise”, defende o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís Fernandes, afiançando que esta medida “vem juntar-se às já tomadas pela autarquia, desde o início da pandemia, que tem exigido da parte do poder local uma maior preocupação pelo bem-estar social e financeiro das famílias do concelho”.
Por proposta do edil vinhaense, na mesma reunião de câmara, que teve lugar esta segunda-feira, dia 25 de janeiro, foram aprovadas medidas de apoio ao setor pecuário, num investimento próximo dos 25 mil euros.
Assim, ao longo de 2021, o município compromete-se em “assegurar a desparasitação gratuita de todos os animais de interesse pecuário, cuja sanidade é efetuada pela Organização de Produtores Pecuários (OPP), bem como a comparticipação dos medicamentos utilizados para terapêutica de bovinos, ovinos, caprinos e suínos que sejam assistidos pelo piquete veterinário”.
“O apoio aos produtores pecuários tem sido uma constante por parte do executivo municipal. Tendo em conta as consequências nefastas que a pandemia Covid-19 tem trazido a vários setores sociais e económicos, sendo a pecuária um deles, urge ainda mais apoiá-lo”, assevera Luís Fernandes, destacando, no entanto, que “estas medidas dão continuidade às que foram tomadas no ano de 2020”.
Este suporte pecuniário, traduzido em medidas higiénico-sanitárias para os animais, justifica-se, segundo o autarca, pois o setor pecuniário é “de importância vital para o concelho e atendendo que os efeitos do Covid-19 se mantêm, sem ter ainda um fim à vista, é fundamental apoiar os produtores de Vinhais”.
Em suma, trata-se de, na opinião de Luís Fernandes, não só “ajudar no combate à pandemia, mas, também, apoiar a economia do concelho, o que significa, ajudar as pessoas”.