A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste decidiu “reorganizar e reforçar” os seus serviços para combater o Covid-19 na região. Este esforço, acontece, “não só em termos de espaços, de circuitos e de equipamentos, mas também de equipas de recursos humanos, as quais foram fortalecidas com a contratação de 54 novos profissionais”, refere a ULS, em nota enviada à redação.
A capacidade de resposta para fazer face ao novo coronavírus foi, assim, aumentada com a entrada em funções de 41 assistentes operacionais, 12 enfermeiros e um técnico superior do ramo de farmácia.
Recorde-se que foram adotadas pelo Governo medidas de contratação de caráter excecional com o objetivo de garantir o pleno funcionamento das entidades do Serviço Nacional de Saúde, de acordo com as necessidades acrescidas durante a pandemia, estando, agora, em curso, a retoma da atividade assistencial programada, nomeadamente, o reagendamento e a realização de consultas, cirurgias e meios complementares de diagnóstico e terapêutica.
De destacar, ainda, que este plano de retoma da atividade, suspensa em março pela tutela, com vista a responder prontamente aos doentes infetados pelo Covid-19, “está a decorrer na salvaguarda, quer do cumprimento escrupuloso das regras de saúde pública, quer da manutenção da prontidão de resposta necessária a um eventual aumento da incidência da infeção na área de abrangência da ULS Nordeste”, informa o Gabinete de Comunicação e Imagem, assegurando que “regresso à normalidade está, de forma progressiva, a ser possível”.
FOTOGRAFIA: BMF