A direção do Lar de Carção, no concelho de Vimioso, distrito de Bragança, disse hoje que há seis utentes recuperados do surto de covid-19 que afetou aquela instituição transmontana na segunda quinzena de setembro.
"Temos seis utentes recuperados. Os outros que estão ainda positivos para covid-19 continuam assintomáticos", concretizou a diretora do Lar, Alexandra Martins.
Segundo a responsável, estes seis utentes estão separados dos "positivos" em alas distintas da instituição, cumprindo as normas emitidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
"Os restantes utentes da instituição têm agendados para sexta-feira testes de cura", indicou Alexandra Martins.
Hoje, os nove funcionários infetados, entre os quais uma profissional de saúde, fizeram testes de cura, sendo que os resultados se aguardam nas próximas horas.
Em 19 de setembro, 37 pessoas, das quais nove funcionários, testaram positivo no lar do Centro Social e Paroquial de Casa de Religiosa de Nossa Senhora das Graças, em Carção.
Dos 27 utentes "positivos", três acabariam por morrer na sequência de complicações de saúde provadas pelo novo coronavírus, "já que tratavam de pessoas idosas e debilitadas".
No Lar de Carção há ainda 17 utentes com doença ativa e nove colaboradores.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e trinta mil mortos e mais de 35,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.018 pessoas dos 79.885 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.