De forma faseada e subordinadas a um adequado Plano de Segurança, retomaram, a partir de sexta passada, dia 8 de maio, as atividades letivas e de investigação presenciais no Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
O momento foi assinalado com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que iniciou a sua visita, pelas 15 horas, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
“Depois da recomendação emitida a 30 de abril de 2019, relativamente à cessação do estado de emergência motivado pela pandemia COVID-19, tendo em vista garantir, a partir do dia 4 de maio, a implementação eficaz dos planos de levantamento progressivo das medidas de contenção das instituições científicas e de ensino superior, o IPB definiu como prioritária a retoma das atividades de investigação relacionadas com teses e trabalhos de fim-de-curso, bem como as atividades letivas práticas na área da saúde”, refere o politécnico brigantino, em comunicado.
De destacar que, a partir do dia 1 de junho, está já prevista a realização de aulas práticas presenciais necessárias a completar as aprendizagens previstas em todas as áreas científicas.
Assim, para a retoma das atividades foi delineado um Plano de Segurança que determina a necessidade de cumprir todas as medidas necessárias que garantam o cumprimento das recomendações das autoridades de saúde competentes e as normas técnicas em vigor. Entre as várias medidas adotadas pelo IPB, de salientar a “exigência de utilização por todos de equipamentos de proteção individual, designadamente máscaras de uso geral, aplicação regular de gel desinfetante, desinfeção de espaços coletivos e adaptação das instalações e trajetos”.