A Junta de Freguesia de Vinhais (JFV) entregou quinze computadores portáteis com acesso à internet ao Agrupamento de Escolas D. Afonso III de Vinhais.
“Esta iniciativa visa ajudar a suprir as dificuldades que muitos alunos têm, não dispondo de meios informáticos para poderem assistir às aulas online”, refere o presidente da junta, Marco Costa, sendo que, acrescenta, a “gestão e distribuição dos referidos equipamentos será da responsabilidade do Agrupamento”.
O responsável aproveita, também, para lançar um “apelo para que outras entidades e empresas façam um esforço, no sentido de disponibilizar este tipo de material informático aos alunos, de forma a que todos possam ter as mesmas oportunidades de acesso à Educação, mais relevante no quadro de pandemia da Covid-19 que a Humanidade atravessa”.
Ainda no âmbito desta pandemia, a JFV tem procurado estar, o mais possível, próxima de todos os habitantes da freguesia, “mantendo um apoio permanente na distribuição de bens de primeira necessidade a todos os vinhaenses” como alimentos e medicamentos, refere Marco
De acordo com o autarca, este apoio é providenciado a pessoas que que residem sozinhas, “sem retaguarda familiar e/ou que sofrem de doenças crónicas”, destacando as “diligências efetuadas, junto dos CTT, para a implementação de pagamento de pensões no domicílio”.
No sentido de auxiliar os profissionais no terreno, “foram entregues materiais de proteção como fatos, viseiras, máscaras e luvas aos Bombeiros Voluntários de Vinhais, ao Centro de Saúde Vinhais, ao Posto da GNR de Vinhais, à Unidade de Cuidados Continuados e à Santa Casa da Misericórdia de Vinhais”, informa Marco Costa, salientando que a JFV tem desenvolvido trabalhos contínuos de limpeza e desinfeção de ruas das aldeias de Armoniz, Ermida, Moás e Rio de Fornos.