Covid-19: Autarquias de Bragança e Mirandela instalam centros de testes nas duas cidades em parceria com hospitais privados

As câmaras de Bragança e Mirandela anunciaram ontem que decidiram instalar, em parceria com hospitais privados, centros de testes à covid-19 nas duas cidades, que são as maiores do distrito de Bragança.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a assegurar a realização de testes com equipas próprias numa unidade móvel instalada em Macedo de Cavaleiros, o ponto mais central do Nordeste Transmontano. Nestes casos os testes são enviados para o hospital de São João no Porto, para se saber os resultados.

Os municípios de Bragança e Mirandela entenderam que a resposta existente é insuficiente e decidiram instalar centros de testes em parceria com o Hospital Privado de Bragança e o Hospital Terra Quente, em Mirandela.

Segundo anunciaram, num comunicado conjunto, esta parceria tem, ainda, a colaboraçãode um Laboratório com implantação nacional, devidamente credenciado para o efeito, com convenção com o SNS”.

O centro de testes covid-19 de Bragança fica instalado junto ao pavilhão Arnaldo Pereira e o de Mirandela localizado no Hospital Terra Quente.

As autarquias indicam que estes centros de testes visam “complementar a atividade da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste”, aos quais o SNS pode recorrer quando não tiver capacidade própria de resposta ou entender mais adequado.

Todas as pessoas que queiram fazer o teste à doença sem serem encaminhados, podem fazê-lo por iniciativa própria com um custo de 115 euros.

A instalação destes Centros de Testes covid-19 visa complementar a atividade da ULS do Nordeste, acelerando o rastreio à população, permitindo a realização até 400 testes por semana, minimizando custos, evitando deslocações desnecessárias e duplicação de exames”, referem os municípios.

As duas autarquias justificam a criação desta resposta com a evolução epidemiológica da covid-19 no distrito de Bragança, argumentando que, até ao momento, não é possível perceber a verdadeira realidade por falta de testes no distrito de Bragança.

 

FOTOGRAFIA: BMF

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.