O Município de Alfândega da Fé está a adquirir equipamento de proteção individual como máscaras, luvas e viseiras, para distribuir junto das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho e dos bombeiros.
De acordo com a autarquia, estas são as entidades que, “nesta altura de pandemia, necessitam deste equipamento para continuarem a prestar serviços essenciais à população mais vulnerável à doença, garantindo a segurança dos idosos e de quem cuida deles”.
“Apesar das dificuldades em adquirir este material”, reconhece o município, sobretudo, “devido à grande procura em todo o mundo”, o executivo tem-se esforçado no sentido de tentar procurar fornecedores e soluções para colmatar as necessidades de equipamento de proteção e segurança.
De salientar que a autarquia tem contado, também, com a “solidariedade e altruísmo de pessoas, instituições e empresas locais que têm contribuído com a doação destes materiais para distribuição junto dos serviços que mais precisam”.
O Município de Alfândega da Fé decidiu, ainda, distribuir máscaras à franja da população que maior risco corre nesta época de crise pandémica, os idosos. “Uma medida a pensar nas pessoas mais vulneráveis que visa diminuir os riscos de contágio e propagação da doença COVID-19”, refere o executivo, que sublinha que “cada pessoa receberá duas máscaras para utilizar em situação de indispensabilidade”.
Já a distribuição do material será feita pelas juntas de freguesia, após estarem asseguradas as necessidades das IPSS, Bombeiros e Proteção Civil. Também os comerciantes que mantêm os seus estabelecimentos abertos recebem máscaras e viseiras de proteção, “uma forma de valorizar e proteger quem mantem a porta aberta ao público, mas também todos os alfandeguenses que procuram estes estabelecimentos”, justifica o município alfandeguense.