O território de Macedo de Cavaleiros volta a figurar entre as escolhas dos consumidores na distinção dos melhores locais para visitar em Portugal. Este ano, os portugueses voltaram a distinguir as praias da Albufeira do Azibo, sendo que, Podence estreia-se em absoluto nesta seleção feita a nível nacional.
“São duas referências turísticas do nosso concelho e este selo de garantia da satisfação dos consumidores é a melhor forma de mostrar o território de excelência que temos para oferecer a quem nos visite”, sustenta o autarca macedense, para quem esta distinção é “um convite aos portugueses para elegerem o território das Terras de Cavaleiros como destino de um fim-de-semana em família ou de umas férias de curta duração”. Até porque, explica, "face aos constrangimentos impostos ao mundo pela crise sanitária, nunca fez tanto sentido a expressão “vá para fora cá dentro”".
No que diz respeito ao território de Macedo de Cavaleiros, a aldeia de Podence foi distinguida na categoria de Aldeias e Vilas, enquanto o Azibo foi eleito na categoria de Praias. O reconhecimento, sublinha Benjamim Rodrigues, “é fruto do trabalho desenvolvido por várias pessoas ao longo de muitos anos e que culminou na eleição da Praia da Ribeira como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal®”. Já Podence, afirma, “é a terra dos nossos Caretos, um dos patrimónios imateriais da UNESCO para a área da Cultura e palco daquele que é o mais genuíno dos carnavais portugueses”.
Participaram 313.450 consumidores portugueses na votação deste ano
O presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros faz questão de frisar que os empresários do concelho têm apostado na criação de mais camas na área do Alojamento Local, incluindo nas freguesias de Podence e Santa Combinha. Nesse sentido, refere, “estamos convictos de que, dentro de determinadas limitações, as praias da Albufeira do Azibo vão voltar a figurar entre as escolhas dos portugueses como destino turístico no Verão de 2020”.
Benjamim Rodrigues aproveita, ainda, para lançar o repto aos portugueses para que “apostem no turismo de Interior e venham descobrir Trás-os-Montes”, sugerindo algumas das opções turísticas da região que prometem tornar inesquecível qualquer verão. “Há cascatas naturais por descobrir, monumentos, espaços fantásticos para a prática de pedestrianismo e até de caminhadas em montanha, na Serra de Bornes, que pode ainda servir de rampa de lançamento para voos de parapente”, finaliza, em jeito de desafio.
De salientar que o Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o que de melhor existe em cada uma das 20 regiões portuguesas (18 distritos e as duas regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional, além de premiar empresas portuguesas que se diferenciam ao nível regional.