Construção de presépio une Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito de Bragança

Foram 13 as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que decidiram participar na criação e construção de um presépio gigante.

Sob o mote de que "na vida e no Presépio é importante haver UNIÃO”, a União das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito de Bragança (UIPSSDB) lançou o desafio já cumprido e cujo resultado final pode ser observado no piso da restauração do Bragança Shopping, que aderiu, também, à iniciativa, através da cedência do espaço.

Reunimos online, trocámos ideias e cada instituição ficou responsável pela construção de uma figura do determinado cenário ou maquete por todas escolhida”, explica a presidente da UIPSSDB, Paula Pimentel.

Feitos “os trabalhos de casa”, um elemento de cada grupo participou na construção do presépio, igualmente por fases. “Primeiro foi a instituição responsável pela base e depois seguiram-se as restantes, de acordo com o esquema de construção que também fizemos”, refere a responsável.

Segundo Paula Pimentel, as IPSS aceitaram este repto com o intuito de “devolver a fé e a esperança, criar um cenário de alegria e de confiança de que vamos ultrapassar o momento difícil que vivemos”.

Nas palavras da, também, diretora técnica e vice-presidente da Fundação Betânia, “o Natal é tempo de amor, de alegria, união e partilha, com este presépio queremos devolver alguma fé e se conseguirmos arrancar um sorriso em cada pessoa que por ele passa, que o contempla, já terá valido a pena, o nosso gesto já terá tido o retorno esperado”.

Na construção do presépio participaram a Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochoa de Alfândega da Fé, a Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Macedo de Cavaleiros e o Centro Social Paroquial Nossa Senhora do Amparo de Mirandela.

Já de Bragança, que contou com o maior número de IPSS participantes, aceitaram o desafio da UIPSSDB a Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual, a Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança, a Associação Sociocultural dos Deficientes de Trás-os-Montes, o Centro Social de Santa Clara, o Centro Social S. Pedro de Serracenos, o Centro Social Paroquial de Santo Condestável, o Centro Social Paroquial dos Santos Mártires, a Fundação Betânia, a Obra Social Padre Miguel e a Santa Casa da Misericórdia.

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.