Aos 94 anos de idade, o Cónego Abílio Augusto Miguel “partiu para a casa do Pai”, refere o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda, em comunicado enviado às redações.
A celebração das exéquias fúnebres, presidida pelo Monsenhor Adelino Paes, decorreu este domingo, dia 13 de outubro, pelas 16 horas, na igreja matriz de Ifanes.
Natural da freguesia de Ifanes, no concelho de Miranda do Douro, fez os estudos de Teologia nos Seminários de Santarém, Almada e Olivais (Patriarcado de Lisboa).
Ordenado presbítero em 27 de março de 1948, por D. Abílio Vaz das Neves, formou-se em Direito Canónico na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Mais tarde fez dois cursos intensivos também sobre Direito Canónico e Direito Processual, na Pontifícia Universidade de Salamanca.
Pároco de Samil, São Pedro de Serracenos e Alfaião (Bragança) lecionou no Seminário Maior de S. José, no Colégio Diocesano de S. João de Brito, no Colégio do Sagrado Coração de Jesus, na Escola Comercial e Industrial, bem como na Escola Augusto Moreno, em Bragança.
Examinador Pró-sinodal e defensor do Vínculo (1952) foi Promotor da Justiça e Chanceler da Cúria Diocesana durante mais de seis décadas.
Secretário Episcopal, assistente da Cáritas Diocesana e de vários movimentos foi nomeado Vigário Episcopal da Cúria, em 1979. Um ano mais tarde, tornou-se diretor do jornal “Mensageiro de Bragança”.
Em 1982 foi nomeado Arcipreste de Bragança e em 1983 tornou-se Vigário Geral. Entre 1984 e 1988 exerceu o cargo de Vigário Judicial.
Cónego Capitular e membro do Conselho de Conciliação, desde 1985, viria a integrar, em 1993, o Tribunal Colegial assumindo, também, a moderação da Cúria.
Membro da Comissão Municipal de Arte e Arqueologia integrou igualmente a Comissão Diocesana de Arte e Cultura.