Realizado, anualmente, em diferentes cidades por todo o país, a XVII Festa da Solidariedade, que decorrerá durante cinco dias, de segunda a sexta-feira, em todas as sedes de concelho do distrito de Bragança, teve início ontem, dia 23, em Mirandela, Vinhais e Macedo de Cavaleiros.
Já hoje, dia 24, foi a vez de Carrazeda de Ansiães, Vila Flor e Torre de Moncorvo. Amanhã, será a vez de Freixo de Espada à Cinta, Alfândega da Fé e Mogadouro acolherem a "Chama da Solidariedade". Quinta-feira, dia 26, Miranda do Douro e Vimioso receberão as festividades que terminarão na capital de distrito, Bragança, com um concerto, já esgotado, no teatro da cidade protagonizado pela banda Galandum Galundaina, naquele que será o momento alto de um evento de cinco dias que envolve todo o Nordeste Transmontano. A encerrar a semana, a 27 de setembro, as celebrações da Festa da Solidariedade serão concluídas com visitas às escolas e IPSS, na parte da manhã, enquanto à tarde, após a sessão solene, às 14h30, seguir-se-ão diversas atuações na Praça Camões, que darão o mote ao encerramento da 17ª edição da Festa da Solidariedade.
Organizado pela Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) e, nesta edição de 2024, em parceria com a União das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito de Bragança (UIPSSDB), este evento procura refletir o compromisso da CNIS em levar a "Festa e a Chama da Solidariedade" para diversas regiões de Portugal, na tentativa de destacar “o trabalho crucial destas entidades“.
Depois da comitiva ter sido recebida nos Paços do Concelho, seguiu para o Agrupamento de Escolas D. Afonso III de Vinhais, onde assistiu a um espetáculo protagonizado por utentes de várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho e por alunos da Escola Municipal de Música de Vinhais.
De acordo com a organização, “o principal objetivo da festa é promover a solidariedade e a cooperação, bem como sensibilizar a sociedade para os desafios enfrentados pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) no Nordeste Transmontano”, reforçando, simultaneamente, “os laços intergeracionais, através da partilha de experiências” e promovendo a “cultura local com apresentações teatrais e musicais que celebram o património do concelho de Vinhais”.