A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste decidiu alargar o horário de funcionamento dos Cuidados de Saúde Primários, durante o mês de fevereiro, no concelho de Bragança, através da abertura do Centro de Saúde da Sé aos sábados.
Este prolongamento permite, assim, segundo a ULS, “manter a resposta de proximidade à população ao nível do atendimento de situações de doença aguda não emergentes, numa época em que ainda surgem casos de doença associados a infeções respiratórias”.
Em suma, durante o mês de fevereiro, o Centro de Saúde da Sé, na cidade capital de distrito, está aberto, também, aos sábados, entre as 9 e as 14 horas, permitindo “garantir uma resposta em tempo útil a todos os utentes que apresentem situações de doença aguda, sem necessidade de serem observados num Serviço de Urgência Hospitalar”, informa a mesma fonte, que sublinha que “a melhoria contínua dos serviços de saúde disponibilizados à população ao nível da acessibilidade" é uma das suas prioridades.
Nesse sentido, de forma a aumentar a resposta “num contexto de proximidade para melhor servir a população”, a ULS do Nordeste já havia resolvido prolongar o horário da Unidade de Saúde Familiar (USF) Tua Saúde, a funcionar no Centro de Saúde de Mirandela, que está aberta, desde janeiro, também aos sábados, durante o mesmo período, das 9 às 14 horas.
O objetivo é, de acordo com a ULS, “aumentar a resposta ao nível da consulta programada e de situações de doença aguda, proporcionando aos utentes inscritos nesta Unidade um atendimento de maior proximidade por parte da sua equipa de saúde familiar”.
Para além destas duas unidades, também em Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso e Vinhais, os Centros de Saúde estão abertos aos fins-de-semana e feriados, entre as 9 e as 22 horas.
“Em situações de doença aguda não emergentes, a utilização dos Centros de Saúde e do SNS24, disponível através do 808 24 24 24, proporcionam um atendimento atempado e com maior rapidez à população, contribuindo, assim, para que os Serviços de Urgência Hospitalares possam responder com maior prontidão às situações urgentes e emergentes”, assinala a ULS do Nordeste, que visa com estas medidas aumentar, significativamente, “o nível da resposta por parte dos Cuidados de Saúde Primários no distrito de Bragança”.
A premissa em que se sustenta, naquela que descreve como sendo a sua “missão”, é dar “resposta às necessidades” da população, através do “reforço dos serviços disponibilizados”, “numa ótica de proximidade e melhoria contínua”.