Numa iniciativa conjunta do Turismo da Irlanda e do Turismo do Porto e Norte, quatro locais emblemáticos de Trás-os-Montes, Porto, Minho e Douro iluminaram-se de verde para celebrar o Dia de S. Patrício, o Santo Padroeiro da Irlanda.
Foi ontem, dia 17 de março, que entre as 19 horas e a meia-noite, o Castelo de Bragança, a Torre dos Clérigos, o Santuário do Bom Jesus e a Ponte Pedonal da Régua trajaram a rigor, da cor da esperança, numa ação que se repete em alguns dos mais icónicos monumentos e locais espalhados pelos quatro cantos do mundo.
“Atendendo ao potencial de crescimento do mercado turístico irlandês no nosso país, numa ação coordenada com a Turismo do Porto e Norte de Portugal, o município procura promover o destino “Bragança”, utilizando, para isso, a imagem de um dos ex-líbris do turismo brigantino, o Castelo”, sustenta o executivo brigantino, presidido por Hernâni Dias, que decidiu, assim, assinalar o “Global Greening”, associando o castelo a uma lista de centenas que ontem prestaram homenagem à festa irlandesa que se celebra em mais de 50 países como os Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Itália, França e Espanha.
Os objetivos são claros. Promoção do território e consequente crescimento económico alavancado no turismo. Até porque, importa referir, em 2019, antes da pandemia, o mercado turístico irlandês cresceu 39 por cento no norte do país, sendo Portugal o sexto destino mais procurado pelos irlandeses, segundo dados avançados pela autarquia brigantina.
E com o que sonha o turista irlandês antes de alcançar o território mais a norte da nação mais a ocidente do continente europeu?
Ao contrário dos destinos de massas ou de férias de praia, o mercado irlandês prefere "viagens city break", pois possibilitam conhecer as principais atrações de uma cidade e até mesmo potenciar o seu desenvolvimento turístico, seja pela cultura ou arquitetura, pelos jardins ou parques emblemáticos. Tratam-se de estadias de curta duração, onde se conhecem desde os monumentos históricos às paisagens, sendo que o mais importante é desfrutar da viagem, Esta é, atualmente, uma das formas mais procuradas de fazer turismo. Também os cruzeiros ao longo do Douro, o turismo religioso ou, inclusive, percorrer os Caminhos de Santiago são opções, frequentemente, escolhidas pelos irlandeses.
De acordo com dados providenciados pelo Turismo do Porto e Norte, a Irlanda representa um mercado de cinco milhões de habitantes e, já em 2019, foi responsável por 413,7 mil hóspedes e 1,8 milhões de dormidas, registando um crescimento do número de hóspedes próximo dos 16 por cento. É, também, um importante mercado no que respeita a proveitos com um valor total, nesse ano, de 702,9 milhões de euros, tendo aumentado mais de treze por cento comparativamente a 2018.