Careto AirShow dominou o céu e a terra com cem aeronaves, cem viaturas clássicas e a oferta de uma carrinha às IPSS`s do distrito

O festival aéreo “Careto Airshow” invadiu, no bom sentido, os céus do Nordeste Transmontano com, aproximadamente, uma centena de aeronaves oriundas de todo o país, de Espanha e, inclusive, pela primeira vez, de França. No sábado, o dia principal, a primeira patrulha acrobática civil em Portugal, os Yakstars, e o campeão de Espanha estiveram em Bragança, onde deixaram a multidão presente no aeródromo extasiada com os seus voos acrobáticos fluidos de cortar a respiração. Outro dos destaques foi a interatividade entre o campeão Jorge Macías Alonso com manobras a pedido de quatro crianças em terra, algo nunca antes feito por nenhum outro piloto. Também a já marca deste festival, os caretos paraquedistas não deixaram ninguém indiferente.

Com uma vertente de entreajuda, o Aeroclube de Bragança fez questão de, nesta edição, oferecer uma carrinha à União de Instituições Particulares de Solidariedade Social (UIPSS) do distrito de Bragança, adquirida através de verbas angariadas em diversas iniciativas que tiveram lugar nos meses que antecederam o festival como, por exemplo, os voos solidários.

Qualquer meio que possa ser usado é uma mais valia para rentabilizar o trabalho das equipas técnicas e esta viatura vai proporcionar melhores serviços a todas as instituições”, referiu a presidente da UIPSS, Paula Pimentel, que aproveita para agradecer ao Aeroclube e ao seu presidente, Nuno Miguel Fernandes. “Esta é uma valiosa ajuda e fico muito grata”, elogia. A carrinha de transporte de utentes irá apoiar 83 instituições e, ainda, facilitar a organização de múltiplas atividades.

Também os familiares dos dois pilotos de Bragança que faleceram vítimas de um acidente de avião há cerca de cinco meses prestaram uma ajuda preciosa na aquisição do veículo. Pilotos esses que foram homenageados, mais uma vez, durante o festival aéreo.

A fatalidade não foi ultrapassada nem é fácil de ultrapassar. Esta é uma boa forma de a conseguirmos minimizar. Organizar o festival desta forma também foi uma maneira de homenagearmos o Horácio e o André e sentirmos que, de alguma forma, estão connosco”, declarou o principal responsável pelo Aeroclube de Bragança, Nuno Miguel Fernandes, que muito tem contribuído para o crescimento notório do Careto AirShow, sobretudo, ao longo dos dois últimos anos.

Outro dos eventos em destaque foi, sem dúvida, o Road-In Careto AirShow com cerca de 100 automóveis clássicos a deixaram os amantes dos carros antigos e o público em geral boquiabertos com a quantidade e qualidade de máquinas ao alcance de todos, naquele que foi o casamento perfeito entre o céu e a terra. “O balanço do evento foi extremamente positivo, tendo comparecido muitos e magníficos clássicos de vários pontos do país e, também, alguns da vizinha Espanha”, garantiu uma das pessoas que tornou esta iniciativa possível, Bruno Miranda. Segundo o entrevistado, que congratula o Aeroclube de Bragança pelo evento, “houve muita animação e convívio entre todos os participantes e todos adoraram”.

No final, a opinião era generalizada entre todos aqueles com quem a Kapital do NordestE falou. “Melhor layout”, “convívio top”, “aviões e carros lindos”, “cerveja fresca”, “boa comida às refeições, só devia ser em mais quantidade”, “excelentes manobras”, “um evento a não perder” e “para o ano cá estarei” foram, somente, alguns dos comentários que o nosso jornal foi registando durante a 4ª edição do Careto AirShow.

Resta dizer que o Aeroclube de Bragança não esqueceu as crianças com pinturas de cara e insufláveis, não esqueceu os mais jovens com os simuladores de voo e não esqueceu os mais velhos com a Festa dos anos 80, tendo, ainda, facultado 54 voos solidários, batismos de voo e aeromodelismo, entre outras atividades.

 

FOTOGRAFIAS: Fernando Pimparel

 

GALERIA FOTOGRÁFICA DE FERNADO PIMPAREL E BRUNO MATEUS FILENA EM: 

www.kapitaldonordeste.pt/node/473 

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.