Cantarinhas e Artesanato são as feiras que prometem mexer com a cidade brigantina

É de 30 de abril a 4 de maio que Bragança será a anfitriã de dois dos maiores eventos anuais da região que, há vários anos, se “fundem” num só. Falamos da 37ª edição da Feira do Artesanato de Bragança e da Feira das Cantarinhas.

A apresentação destes dois eventos massivos concelhios decorreu em uníssono na passada sexta-feira, dia 11 de abril, na sede da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB), entidade parceira do município e corresponsável pela organização de certames que trazem à capital de distrito milhares de visitantes, entre turistas portugueses e espanhóis.

A Feira das Cantarinhas é um evento que nos transporta para boas memórias da nossa infância e juventude. É mais um grande evento que acontece no nosso território, de enorme valor acrescentado, não só para a economia local, mas também para o turismo, já que são muitos aqueles que nos visitam”, começou por declarar o vereador Miguel Abrunhosa que, perante a comunicação social, fez questão de frisar o elevado envolvimento da comunidade, bem como das “próprias forças vivas do território, desde as IPSS, a todo o movimento associativo, desportivo e cultural”. Nas palavras do entrevistado, “este é um evento de todos e para todos” e tratando-se de um fim de semana alargado, já que este é antecedido pelo Dia do Trabalhador, a 1 de Maio, o mesmo assegura que a “hotelaria e a restauração estão praticamente esgotados”.  

Em conversa com os jornalistas, já a presidente da ACISB fez referência ao incremento do espaço na Praça Camões, o que permitirá um maior número de expositores. “Este ano temos mais do que o ano passado, são 61 artesãos com 70 expositores”, clarifica Maria João, que desvenda uma outra novidade. “Na rua pedonal da Alexandre Herculano iremos ter dez dos nossos produtores com produtos endógenos da região com mel, azeite e vinhos Doc Trás-os-Montes que irão dar outro ar àquela rua já que iremos ter um segundo palco com animação naquela área”, revela. Por falar em palcos, este ano haverá dois, ao contrário de outras edições em que havia somente um.

Com um orçamento de cerca de 80 mil euros, repartido irmãmente por entre a autarquia e a ACISB, estes dois eventos trarão, aproximadamente, 386 expositores, oriundos dos quatro cantos do país.

Entre a oferta de todos os produtos disponíveis, destaque para os brinquedos, já que as crianças deverão estar, incondicionalmente, em primeiro lugar, a doçaria, artigos de decoração e para o lar, moda e produtos locais e tradicionais, entre muitos outros. Contudo, são e serão as Cantarinhas de Barro as verdadeiras protagonistas deste certame secular.

De salientar a vertente desportiva, que incluirá atividades físicas para todos os gostos. A título de exemplo, a 2ª etapa do Campeonato de Portugal de Trial 4x4, a já consolidada Meia Maratona das Cantarinhas e o PasseioCantarinhas sobre Rodas”.

Por último, mas não menos importante, a animação, que promete fazer a diferença, em quantidade e qualidade, decorrerá, essencialmente, na Praça Camões e na Rua Alexandre Herculano. A organização assevera que esta será uma constante e será da responsabilidade partilhada de grupos tão ecléticos da região como Zédu Xapéu, Joãozinho e o Outro, Pedro Pereira, Lacrau, Gaiteiro D’Honor, Tôna Tuna, Gaiteiros Hai que Tocar, Bruno Sendas e Miguel Alves, Zingarús, Chama Musical, PH2, Vira Bombos APADI, Mateus Pinheiro, DJ’s Daniel Salvador, André Meneses e Dj VGuess, bem como Serenatas do Festival Internacional de Tunas Académicas de Bragança - Real Tuna Universitária de Bragança.

De referir, ainda, que esta iniciativa da coautoria do município e da ACISB conta, também, com o apoio incondicional da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo e do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Bragança, para além do Instituto do Emprego e Formação Profissional de Bragança.

 

MAIS INFO EM:

https://turismo.cm-braganca.pt/feira-das-cantarinhas

 

FOTOGRAFIA: BMF

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.