De 2 a 6 de abril, o município de Freixo de Espada à Cinta será o anfitrião do Campeonato Europeu de Pelota.
Portugal, França, Holanda, Itália, Inglaterra, Comunidade Valenciana, Comunidade Autónoma do País Basco/EUSKADI, Irlanda e Bélgica são as nove seleções que irão integrar a competição, na luta pelo título de campeã europeia.
De sublinhar que este Campeonato Europeu de Pelota tem a particularidade de, pela primeira vez na história das competições da modalidade, incluir a prática tradicional do jogo da Pelota em Freixo, onde se joga contra os frontões laterais da Igreja Matriz.
“Esta forma de jogar é o elemento caraterizador e diferenciador da Pelota de Freixo de Espada à Cinta, um dos motivos para este reconhecimento nacional e internacional e para a manutenção e promoção deste jogo tradicional que marca as gentes e o território do concelho de Freixo de Espada à Cinta”, sustenta a autarquia, presidida por Nuno Ferreira, que assume ter vindo a apostar “fortemente na revitalização dos jogos tradicionais do concelho, nomeadamente, no que à Pelota diz respeito”. Uma aposta já ganha, comprovada, de acordo com o município, pela “elevada adesão da população à prática desta modalidade, que se apresenta como um legado cultural a ser preservado e cuja prática se vê, agora, reconhecida internacionalmente”.
Para além da vertente desportiva, o executivo freixenista encara, ainda, este Campeonato Europeu de Pelota como um “elemento de excelência para atração de turismo, de desenvolvimento económico e entendido como mais um passo em frente para colocar Freixo de Espada à Cinta no mapa dos grandes eventos desportivos a nível nacional e internacional e ostentar a chancela de concelho “bastião da pelota portuguesa””.
De referir, ainda, que a 2 de abril, realizar-se-á a Gala de Abertura deste evento desportivo que espera trazer centenas de pessoas ao concelho, entre equipas técnicas e público adepto desta modalidade.