Sob a premissa de manter a Reserva da Biosfera Meseta Ibérica livre de minas, o movimento apartidário de cidadãos UIVO decidiu organizar uma “caminhada contra a mineração”.
Em causa estão dois pedidos de licenciamento de prospeção mineira nos concelhos de Vinhais e Bragança, em zonas do Parque Natural de Montesinho e da Rede Natura 2000.
“Estes pedidos de atribuição de direitos de pesquisa e prospeção mineral ameaçam a conservação de valores naturais e colocam em causa o desenvolvimento num ambiente que se pretende sustentável e compatível com o património e o modo de vida dos habitantes de Trás-os-Montes”, defende o movimento, criado em 2020.
A caminhada de 9,5 quilómetros, que terá lugar já este sábado, dia 7 de dezembro, tem início marcado para as 9h30, desde a Casa Florestal da aldeia de Martim até à escola primária da aldeia de Ousilhão, onde, às 12h30, aquando da chegada dos participantes, haverá um magusto oferecido pela Associação Cultural Recreativa e Desportiva (ACRD) de Ousilhão.
“Esta atividade é uma iniciativa espontânea de moradores e amigos que pretendem evidenciar o impacto que teria a mineração neste território”, sublinha o movimento UIVO que pretende fazer incidir os holofotes sobre esta questão ambiental através da consciencialização dos cidadãos e da cobertura mediática.
De referir, ainda, que potenciais interessados devem confirmar a sua presença na caminhada através do email tmsemminas@gmail.com.