Câmara de Macedo de Cavaleiros garante que houve apoio ao Entrudo de Podence

O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros garantiu, esta quarta-feira, que as entidades locais, bem como a associação Turismo Porto e Norte, "empenharam-se muito na logística e financeiramente" no Carnaval de Podence, contrariando críticas sobre falta de apoio.

"Não podemos ser injustos com quem se dedicou muito e investiu. A organização [do Entrudo Chocalheiro de 2020] foi tripartida com parceria com o Turismo Porto e Norte. O Município e a Junta de Freguesia empenharam-se muito na parte logística, a Associação Caretos de Podence organizou uma série de eventos e a Turismo Porto e Norte deu um excelente contributo", disse, à agência Lusa, Benjamim Rodrigues.

No sábado, dia em que teve início o primeiro Carnaval de Podence, depois da classificação da UNESCO, em declarações à Lusa, o presidente da associação Grupo de Caretos de Podence lamentou a falta de apoio de entidades locais.

António Carneiro, considerado o rosto de décadas de trabalho que retirou do esquecimento o ritual dos rapazes disfarçados com fatos farfalhudos, coloridos e máscaras de lata, que percorrem a aldeia a fazerem tropelias e chocalhadas às raparigas solteiras, disse que muitas das entidades locais "não têm a sensibilidade que deviam ter".

"Acho que o apoio vai-nos sendo dado, mas para o evento que é, o que traz mais gente a Macedo de Cavaleiros, em termos daquilo que o Município nos apoia não é nada de substancial, antes pelo contrário. Devia dar mais apoio", afirmou.

No fecho das festividades, Benjamim Rodrigues apontou que o presidente da associação "provavelmente não tinha a informação total", rejeitando as críticas de falta de apoio e frisando que a Turismo Porto e Norte atribuiu a este evento "cerca de 25 mil euros", tendo a Câmara Municipal feito, acrescentou, "um investimento de envergadura semelhante".

"Devia ter tido o cuidado de tentar saber de que forma todos os parceiros envolvidos colaboraram. E a Junta de Freguesia [de Podence] faz um apoio logístico muito grande. É uma injustiça muito grande esquecer estes contributos", disse o autarca de Macedo de Cavaleiros, concelho do distrito de Bragança.

Benjamim Rodrigues frisou que a parceria com a Turismo Porto e Norte de Portugal "é para continuar", apontando que "o selo UNESCO imprime uma enorme potencialidade" ao Carnaval de Podence que este ano contou com a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Segundo o autarca, nos quatro dias foram registados cerca de 70 mi visitantes, tendo sido contabilizados, na Casa do Careto, durante a hora pós-almoço, cerca de 100 pessoas por minuto.

"Esperávamos 40 mil visitantes portanto as expectativas foram superadas", disse o presidente da Câmara que, no entanto, questionado sobre expectativas para o próximo ano foi cauteloso.

"Se aumentarmos 10% em cada ano será muito bom. Não vale a pena ser demasiado ambicioso e depois não ter infraestruturas para acolher com qualidade", disse.

Ainda sobre o envolvimento de todos os membros da organização, Benjamim Rodrigues reiterou que a Turismo Porto e Norte, "além da valorização do território", procurou "apostar na internacionalização", algo que se refletiu "na visita de pessoas de países como EUA, Japão, Brasil, Tailândia ou Suíça", enumerou.

"Todos tiveram a sua quota de envolvimento e apoio financeiro. Este sucesso só é possível com todas as partes muito empenhadas", concluiu.

Os tradicionais mascarados do Entrudo Chocalheiro da aldeia do concelho transmontano de Macedo de Cavaleiros estão, desde dezembro, integrados na lista mundial da UNESCO.

As "Festas de Inverno Carnaval de Podence" foram a única candidatura selecionada pelo Governo português para representar Portugal na XIV reunião do Comité Internacional da UNESCO, o organismo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

A classificação dos Caretos de Podence foi anunciada a 12 de dezembro, na Assembleia Geral da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, realizada em Bogotá, na Colômbia.

 

FOTOGRAFIA: CMMC

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.