Na passada sexta-feira, no último dia da Semana Europeia da Mobilidade, que coincidia com a efeméride do Dia Europeu Sem Carros, mais precisamente a 22 de setembro, o Município de Bragança apresentou o renovado sistema gratuito de bikesharing com vinte bicicletas eléctricas por estrear.
Corria o ano de 2015 quando o projeto “Xispa” se instalava na Capital de Distrito com o epíteto de inovação visionária na área da mobilidade, sobretudo, nos grandes centros urbanos. Oito anos depois, a autarquia brigantina decidiu reafirmar o seu compromisso com um futuro onde o Planeta Terra deveria ocupar sempre o primeiro lugar.
O investimento na ordem dos 100 mil euros serviu, essencialmente, para a atualização, renovação e aquisição de equipamentos melhorados, tendo sido estabelecido como meta, para o sistema de bikesharing inteligente que compreende as estações E-Bike e as próprias bicicletas, um upgrade geral.
Estrategicamente espalhadas pela cidade, nomeadamente, na Praça da Sé, Estação Rodoviária e Campus do IPB, as estações E-Bike de recolha e estacionamento de bicicletas foram renovadas, o seu sistema de utilização foi atualizado e dispõe, agora, de uma app para smartphones, para além da aquisição de vinte novas bicicletas com autonomia entre os 40 e os 60 quilómetros, dependendo da intensidade da sua utilização. A acompanhar, a própria imagem foi, também, alvo de um lifting com o criação do slogan “BRAGANÇA #XISPA COMIGO” a procurar marcar a diferença, no sentido de atrair o maior número possível de pessoas, entre munícipes, comunidade estudantil e turistas, a aderirem a um tipo de transporte que, mais do que na moda, veio para ficar.
“Entendemos a mobilidade sustentável como um passo fundamental para a preservação do meio ambiente, uma preocupação que deve de todos”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Bragança, aquando da apresentação do "novo" sistema, no posto E-Bike junto à Estação Rodoviária, tendo o próprio testado as bicicletas (ver fotografia, em baixo)
“Dado o sucesso do seu predecessor, optámos por reinvestir na mobilidade suave, através deste sistema de bikesharing gratuito. O município fez o investimento com recursos exclusivos do seu orçamento próprio, mesmo na ausência de financiamento externo, pois entendemos como verdadeiramente importante estar na linha da frente da oferta de serviços públicos vocacionados para a sustentabilidade”, sublinhou Hernâni Dias, assumindo que a “intensa” utilização das bicicletas e mesmo algum "uso abusivo", após a sua instalação, em 2015, provocou alguma "deterioração precoce" dos equipamentos.
COMO USAR UMA XISPA
Para utilizar uma “XISPA” basta, a qualquer cidadão, após descarregar a aplicação e proceder à inscrição na respetiva plataforma, aceder virtualmente à estação mais próxima e selecionar uma das bicicletas disponíveis. Depois, deve, simplesmente, desbloquear a bicicleta, fazendo scan do QR Code disponibilizado no equipamento e está pronto para partir. Para finalizar deve fazer o upload, através da aplicação, de uma fotografia da bicicleta devidamente estacionada e trancada. A utilização do sistema “XISPA” é grátis, com a obrigatoriedade de cumprimento das normas de funcionamento (disponíveis em www.cm-braganca.pt e na app).
FACTOS & CURIOSIDADES: CICLOVIAS EM BRAGANÇA
Sabia que:
- Bragança dispõe, à data, de um total de 46,59km de ciclovias (incluindo a EcoPista, Ciclovia Envolvente ao IPB, Ciclovia do Pólis, Ciclovia da Mãe D’Água, Circular Interior de Bragança e Pista Ciclável Partilhada Mista em Zona Urbana).
- Bragança tem, ainda, mais 15,64km de ciclovia planeada e para executar.
- As ciclovias existentes e aquelas que se encontram em execução ou fase de projeto resultarão numa rede ciclável segura e confortável com 62,23km, incluindo o melhoramento dos passeios/infraestruturas adjacentes e, ainda, a introdução de soluções smart, como passadeiras e abrigos inteligentes, promovendo a mobilidade universal.
- Existem, em Bragança, acessos aos principais espaços de interesse público da cidade, como o centro histórico, as escolas da cidade, serviços e pólos económicos através de diferentes ciclovias.
- Estas medidas inserem-se num Plano para a Mobilidade Sustentável definido pelo Município de Bragança, que visa dotar a cidade com boas condições para o fomento da mobilidade urbana sustentável, incentivando o uso de modos suaves de transporte, como a bicicleta.