Foi apresentada na passada quarta-feira a campanha “Bragança, Naturalmente!”. Lançada com um vídeo promocional protagonizado pelo modelo internacional, natural da capital de distrito, André Costa, o Município de Bragança pretende atrair, sobretudo e numa primeira fase, turistas nacionais. O intuito é claro, convidá-los a permanecerem mais tempo do que o dia e meio que, em média, ficam na região.
“Temos um objetivo fundamental que é conseguirmos trazer os turistas e permanecerem no nosso território mais tempo, sendo que a estada média hoje se cifra em cerca de um dia e meio aqui no nosso território, o que queremos é duplicar este número e chegarmos aos três (dias)”, revela o autarca brigantino, para quem esta é a “altura propícia para conseguir dar o salto no quadro da pandemia”.
Para concretizar esse objetivo, o executivo aposta numa campanha que, até ao final do ano, está orçada em 30 mil euros, e que procura seduzir o turista através de quatro eixos fulcrais: gastronomia, património, natureza e tradição, sendo que, até ao final de 2022, está previsto o lançamento de mais quatro vídeos.
“Esta campanha, numa primeira fase, vai prolongar-se até ao final do ano de 2020. O objetivo é que consigamos desenvolver esta campanha até ao ano de 2022. Significa que estaremos, neste momento, a contar que tudo possa melhorar significativamente”, informa Hernâni Dias, consciente, também, de que “as coisas podem não melhorar tanto quanto desejaríamos, relativamente à situação da pandemia”.
Tendo nos turistas nacionais o principal alvo, a próxima questão ao autarca prendeu-se sobre como chegaria esta campanha até eles. “Através dos nossos meios digitais, vamos ter outdoors que serão espalhados pelo país, não queremos chegar ao Algarve, obviamente que não, mas queremos estar presentes na área metropolitana do Porto, temos os nossos guias turísticos que vamos refazer, os materiais promocionais que irão receber um lifting no sentido de serem mais atrativos e temos uma campanha que já iniciou, nos canais de televisão, nomeadamente, na organização das 7 Maravilhas, já que seremos o palco dessa grande final a 5 de setembro”, retorquiu Hernâni Dias, que conta, também, com os órgãos de comunicação social locais/regionais como veículo de transmissão da campanha. “Em quantos mais órgãos de comunicação social estivermos presentes, mais probabilidade temos de sermos conhecidos. Por isso, estamos a equacionais várias formas de podermos chegar o mais longe possível e conto com a vossa colaboração no sentido de, em conjunto, podermos fazer e atingirmos os objetivos que nos propomos alcançar”, garante o edil brigantino.
Presente no lançamento do vídeo promocional esteve o presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, também ele natural de Bragança. Luís Pedro Martins asseverou que tudo fará ao seu alcance para ajudar a tornar o concelho e a região num destino turístico de eleição, referindo que, neste momento, “os holofotes estão virados para o interior”, onde “se conseguem ter umas férias inesquecíveis”.
O entrevistado diz mesmo que, em tempos de pandemia, o problema da baixa densidade populacional dos territórios do interior ganha contornos de trunfo no que ao turismo diz respeito, até pela “tranquilidade, segurança e autenticidade” que as zonas do interior proporcionam.
Quanto às limitações impostas pelo ICNF no Parque Natural de Montesinho no que concerne ao desenvolvimento de projetos turísticos e de turismo de aventura, o responsável pelo Turismo Porto e Norte de Portugal acredita que seja possível ultrapassar esses impedimentos com diálogo e disponibilizou-se a servir de intermediário para que seja possível tirar partido das potencialidades do parque no crescimento económico proveniente do turismo.