Foi premiado no ART&TUR – XIV Festival Internacional de Cinema de Turismo o vídeo promocional “Bragança. Naturalmente!”, lançado em 2020 pelo município.
A cerimónia, que decorreu no Centro de Congressos de Aveiro a 29 de outubro, premiou o vídeo produzido pela autarquia em quatro categorias: Destinos Turísticos – Cidades/Locais (1º Prémio), Impacto Emocional, Originalidade e Vídeo Promocional até 15’’ (Melhor Filme).
Na entrega de prémios, marcaram presença o edil brigantino, Hernâni Dias, o vereador das áreas de Promoção Económica e Turismo, Miguel Abrunhosa, o modelo internacional brigantino e protagonista do vídeo, André Costa, bem como o produtor/realizador do filme, Marco Neiva.
“Este reconhecimento comprova não apenas a qualidade técnica do vídeo, mas também o conceito e originalidade subjacente a toda a campanha Bragança. Naturalmente!”, proferiu Hernâni Dias, à margem da entrega de prémios, sublinhando que “além do impacto real na economia e no desenvolvimento local, num período tão marcante como o da pandemia, esta ambiciosa abordagem trouxe notoriedade ao território e um reforço muito positivo para o sentimento de pertença de toda a comunidade”.
O autarca aproveitou, ainda, para recordar que “o vídeo foi visto por mais de um milhão de pessoas em todo o mundo e os resultados ao nível do turismo em Bragança são, efetivamente, uma referência nacional”.
O ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo comemorou a sua 14ª edição, alcançando já um elevado reconhecimento internacional, uma vez que integra o Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo, responsável por eleger, anualmente, o melhor filme de turismo a nível mundial.
Composto por 34 membros, oriundos de Portugal, Estados Unidos, Chile, Irão, Brasil, Índia, África do Sul, Irlanda, Filipinas, Itália, Espanha, Maurícia, Holanda, Lituânia, Croácia, Canadá, Japão, Indonésia e Polónia, o júri do concurso visualizou os 74 filmes nomeados para o Festival.
Além dos quatro prémios conquistados pelo Município de Bragança, destaque para o Turismo Porto e Norte de Portugal, que arrecadou oito, e para Braga, que conseguiu um, sendo as únicas premiadas da região norte de Portugal.
Recorde-se que a Campanha “Bragança. Naturalmente!” está enquadrada num Plano Estratégico de Médio/Longo Prazo para desenvolvimento do turismo e da dinâmica económica local, promovendo o território como um destino natural, seguro, próximo, tranquilo e autêntico. Trata-se, “no fundo, o lugar ideal para criar memórias que perduram para sempre”, destaca o executivo.