PUB.

Bragança integra projeto europeu na criação de um manual que visa ensinar xadrez nas escolas

Foi apresentado no Centro Escolar da Sé, esta sexta-feira, um “Modelo de Curso de Xadrez para Escolas do Primeiro Ciclopara treinadores, instrutores, mas, sobretudo, professores, destinado a ensinar crianças de 6 e 7 anos de idade.

De âmbito europeu e financiado pelo programa Erasmus+, o projeto “Black and White Sport Chess” tem levado o xadrez, no último ano, a escolas-piloto de quatro países, Portugal, Espanha, Itália e Letônia, testando, assim, a sua importância e capacidade como ferramenta de estimulação cognitiva nos processos de aprendizagem, desenvolvimento e reabilitação das crianças.

Em Portugal, a Academia do Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires é a parceira de um consórcio de quatro instituições, que envolve as federações de xadrez de Barcelona e da Letónia, tendo como coordenador o Centro Educativo e Desportivo Nacional de Itália.

Importa salientar que esta iniciativa surgiu no seguimento de uma normativa preconizada pela Comissão Europeia que pretende integrar o ensino do xadrez a curto, médio prazo, nos currículos escolares a nível europeu, enquanto disciplina obrigatória.

Chess

No último ano letivo, em Bragança, Sérgio Conde Afonso foi o monitor de um programa de 25 horas na escola-piloto EB1 do Campo Redondo, pertencente ao Centro Escolar da Sé, cujo objetivo passava por ajudar os alunos na “capacidade de raciocínio, de desenvolvimento intelectual, do cálculo e atividade psicomotora com a ajuda de tabuleiros de xadrez gigantes”.

Esta componente letiva de 25 horas permitiu, de acordo com o entrevistado, em declarações prestadas à Kapital do NordestE, “aferir a qualidade do manual que os técnicos das instituições participantes neste projeto europeu introduziram no mesmo", acrescentando que este manual se apresenta "como uma ferramenta educativa com um grande potencial para ensinar as crianças a dar os primeiros passos nesta modalidade".

Há vários estudos científicos que comprovam que o xadrez é uma ferramenta extremamente importante de estimulação cognitiva, estimulação psicomotora e de reabilitação”, sublinhou o responsável.

Tanto assim que está já previsto, revela Sérgio Conde Afonso, ao longo do próximo ano, em 2020, "avançar, em conjunto com o Centro de Formação de Professores, para a formação dos docentes das várias escolas de Bragança, de forma a poderem utilizar e dinamizar todas estas estratégias".

De referir ainda que, apesar do projeto terminar a 31 de dezembro, as quatro instituições que compõem este consórcio estão já a preparar uma nova candidatura para avançar com a elaboração de novos manuais para os níveis seguintes de escolaridade.

chess

Atualmente, Macedo de Cavaleiros e Mirandela são os únicos concelhos do distrito de Bragança a albergarem clubes de xadrez. No entanto, a União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo organiza um torneio anual de xadrez há cerca de uma década que costuma reunir entre 70 a 80 jovens do Nordeste Transmontano.

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.