Bragança estimula consumo do “ouro transmontano” em Semana Gastronómica da Castanha

Inspirada em “Sabores de Outono”, Bragança promove mais uma Semana Gastronómica da Castanha.

Nesta edição de 2023, são 17 os restaurantes que com menus entre os 15 e os 45 euros por pessoa, fazem por apresentar, até ao dia 12 de novembro, o melhor da gastronomia típica da época com a castanha a assumir o papel principal.

Até porque “produzimos anualmente entre 30 a 40 mil toneladas de castanha, representando um impacto económico para a região na ordem dos 100 milhões de euros”, sublinha o edil brigantino Hernâni Dias, para quem esta é “uma oportunidade única para celebrar a época alta deste produto endógeno, contribuindo, simultaneamente, para a sua promoção”.

Bragança é só um dos concelhos do distrito cuja gastronomia de génese tradicional e de reconhecida qualidade, é dotada de aromas e sabores ancestrais como o da castanha que, pela sua versatilidade, ocupa um lugar especial no coração de todos os transmontanos e não só...

Desde sopa, ao acompanhamento de pratos de carne ou peixe e às deliciosas sobremesas, como o pudim de castanha, o pastel brigantino e os ouriços de castanha, este fruto seco pode estar presente em todos os momentos da refeição”, exemplifica o município brigantino, principal promotor da iniciativa.

A lista de restaurantes, menus e preços podem ser consultados em:

https://turismo.cm-braganca.pt/a-viagem/agenda/geo_evento/semana-gastronomica-da-castanha-sabores-de-outono

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.