Os municípios de Bragança e Moncorvo decidiram aderir à iniciativa “Turn Europe UN Blue”, que pretende, de forma simbólica, assinalar o Dia das Nações Unidas e o 75º aniversário da Organização.
O Castelo de Bragança integrou, assim, uma lista de cerca de 200 monumentos da União Europeia que, se iluminou com a cor da ONU, “replicando uma mensagem comum de união, esperança, solidariedade e cooperação global”, refere o executivo liderado por Hernâni Dias, salientando que “todos estes são atributos importantes para que, juntos, possamos ultrapassar estes tempos mais difíceis”.
Também a autarquia moncorvense decidiu celebrar esta efeméride internacional, associando-se a outros 30 municípios que em Portugal comemoraram o 75º aniversário das Nações Unidas.
Para assinalar a data, no dia 24 de Outubro, o Memorial aos Combatentes da Grande Guerra foi iluminado de azul.
“A organização das Nações Unidas completa 75 anos, uma data que a organização considera de grande importância para o sistema internacional multilateral, sobretudo, no atual contexto da crise resultante da pandemia da covid-19”, sustenta o executivo presidido por Nuno Gonçalves que, ao aderir a esta iniciativa, pretende “demonstrar que também a vila de Torre de Moncorvo, defende e promove a missão e os valores da ONU”, nomeadamente “a manutenção da paz e segurança internacionais, promoção dos direitos humanos, redução de desigualdades e prosperidade para todos”.
Na sua página oficial na Internet, a organização internacional afirma que “o ano 2020 marca o 75º aniversário das Nações Unidas e da sua Carta fundadora. Este aniversário chega num momento de grande perturbação para o mundo, agravado por uma crise sanitária global sem precedentes devido à pandemia da doença covid-19, com graves impactos económicos e sociais. Mas é também uma chamada de atenção de que os tempos de luta podem tornar-se numa oportunidade para mudanças e transformação positivas”.
Este ano, a efeméride foi marcada, entre outras ações, pela iniciativa “Turn Europe UN Blue”, promovida pelo Centro de Informação Regional da ONU para a Europa Ocidental (UNRIC, na sigla em inglês), através da qual mais de 200 edifícios, monumentos, centros culturais, entre outras estruturas, em toda a Europa, incluindo em Portugal, estiveram iluminados com a cor oficial das Nações Unidas, o azul.
Segundo o subsecretário-geral da ONU e conselheiro especial do secretário-geral para as Comemorações dos 75 anos das Nações Unidas, Fabrizio Hochschild, esta ação de âmbito europeu pretende lembrar a todos “do valor universal da paz, do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos nestes tempos de incerteza”.
FOTOGRAFIAS: Municípios de Bragança e Torre de Moncorvo