“A Biodiversidade/A Abelha e o Mel" deram o mote a mais um Festival dos Jardins Nómadas em Mirandela

No dia que antecedeu o feriado municipal na cidade do Tua, a 24 de maio, teve lugar o já tradicional desfile de carros-de-mão floridos, preparados pela equipa de jardineiros municipais e transportados pelas crianças e jovens do concelho.

Naquela que foi a 19ª edição do festival, “A Biodiversidade/A Abelha e o Mel" serviram de inspiração aos cerca de mil participantes que transportaram as mais de 80 floreiras nómadas, ostentando-as pelas principais artérias de Mirandela.

A escolha do tema teve como premissa “sensibilizar a comunidade para a importância da função da abelha como inseto polinizador, essencial para a biodiversidade”, justifica o município, presidido por Júlia Rodrigues.

Com início às 10 horas, num percurso entre o recinto da Reginorde e a zona pedonal da rua da República, o grupo de bombos de S. Tiago abriu o desfile com a sonoridade tão característica da cidade.

Seguiu-se a participação da Associação de Apicultores do Nordeste que, fazendo jus à temática do festival deste ano, transportou uma carreta decorada com o intuito de sensibilizar a comunidade sobre o papel essencial das abelhas e de outros polinizadores para a saúde humana, assim como sobre os muitos desafios e ameaças que estas espécies enfrentam..

Num corso pleno de cor e movimento, os alunos do ensino pré-escolar e primeiro ciclo do ensino público e privado trajaram a preceito, assim como os estudantes da Escola Profissional de Agricultura de Carvalhais e os utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Mirandela que, através dos padrões exibidos pela sua indumentária, conseguiram captar e personificar o espírito da biodiversidade.

Já na rotunda Luciano Cordeiro, os alunos da Escola Profissional de Arte de Mirandela (ESPROARTE) reuniram-se para, através da música, imbuírem o festival com a sua própria banda sonora.

De sublinhar que, até ao final do verão, os Jardins Nómadas ficarão em exibição na Ponte Velha sobre o rio Tua, no Paço dos Távoras e nas sedes das juntas de freguesia participantes.

De referir, ainda, que o evento contou com a colaboração da Polícia de Segurança Pública e dos Bombeiros Voluntários de Mirandela, bem como com a participação das juntas de freguesia do concelho que, à semelhança da edição anterior, se uniram a esta celebração, “destacando a beleza e os costumes da freguesia que representam”, acrescenta o executivo.

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.