A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros lançou um concurso para as obras de reabilitação do quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR) em Macedo de Cavaleiros, no valor de 660 mil euros. Uma obra que, afirma o vereador com o Pelouro das Obras Municipais, “finalmente avança, depois de ultrapassados todos os obstáculos junto da secretaria-geral da Administração Interna, a titular da obra”.
“A reabilitação era uma necessidade premente, face às poucas condições de trabalho com que se deparavam os militares e que, naturalmente, afetavam a produtividade do seu trabalho”, sublinha Pedro Mascarenhas, que estima que “as obras estejam concluídas no prazo de um ano depois do arranque dos trabalhos”.
Recorde-se que esta empreitada se insere num levantamento feito a nível nacional das necessidades de qualificação dos ativos das forças de segurança, que deu origem a um Plano de Investimentos Plurianual com um montante de três milhões de euros para quartéis da GNR do distrito de Bragança.
“Inicialmente os trabalhos tinham um financiamento previsto que ia até 472 mil euros, valor manifestamente insuficiente para os trabalhos necessários no posto da GNR”, acrescenta o responsável. No entanto, já prestes a terminar 2018, um despacho conjunto dos ministérios das Finanças e da Administração publicado veio anular o anterior protocolo assinado com a autarquia, estipulando a assinatura de um novo com um financiamento máximo dos trabalhos de 660 mil euros, cabendo à autarquia macedense a responsabilidade de promover a empreitada de reabilitação e adaptação do Posto Territorial da GNR local.