A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros decidiu apoiar, financeiramente, o movimento associativo concelhio.
Trata-se de um montante que, no total, ronda os 85 mil euros, a ser repartido por diversas entidades culturais, sociais e desportivas.
Assim, cerca de 73 mil euros terão como destinatário associações que prestam trabalho considerado “relevante” pelo município na área da cultura e do apoio social como, por exemplo, a Associação Caretos de Podence, a Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados e a Associação Recreativa e Cultural dos Pauliteiros de Salselas. Também irão receber apoios por parte da autarquia a Associação Desportiva e Recreativa das Arcas, a Associação Cultural e Recreativa de Murçós, a Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança, a Associação Desportiva e Recreativa da Bela Vista, o Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros, a Associação “Os amigos do Museu Rural de Salselas”, a Associação Cultural e Recreativa de Vale da Porca, a Associação Filarmónica e Recreativa do Brinço e a Associação Banda 25 de Março.
Já na área desportiva serão investidos 12 mil euros, sobretudo, em associações cujas modalidades se encontram ligadas ao desporto de aventura e ao ciclismo. Nesta caso, o Clube de Ciclismo de Macedo de Cavaleiros, a Associação Juvenil de Melhoramentos de Vilar do Monte, a BôAr Parapente, o Clube Mototurístico de Macedo de Cavaleiros e o Clube Azibo Aventura são os contemplados.
De referir, ainda, que os valores afetados destinam-se a diversos fins, entre os quais a promoção das potencialidades do território, execução de obras e realização de eventos “de reconhecido interesse” para Macedo de Cavaleiros, bem como apoiar atividades de natureza social, cultural educativa e desportiva.
“O movimento associativo impulsiona o desenvolvimento de vários setores da nossa vida social e é um elemento afetivo na consolidação do sentimento de pertença e de identificação com o território, pelo que, dentro das nossas possibilidades financeiras, nunca deixaremos de apoiar as associações que com o seu dinamismo prestam um serviço relevante à comunidade”, sustenta o edil Benjamim Rodrigues.