A arte de Graça Morais vai voar com o Aeroclube de Bragança com dois dos quadros da consagrada pintora transmontana usados para personalizar uma nova aeronave que será apresentada ao público no sábado.
“Arte no ar” é como lhe chama o presidente do Aeroclube de Bragança, Nuno Fernandes, para quem “é uma honra e um prestígio muito grande ter o nome de uma das maiores artistas contemporâneas, reconhecida internacionalmente” no novo avião.
Graça Morais aceitou o desafio lançado por uma associado do aeroclube e participou na escolha das obras selecionadas, uma das quais o quadro com o título “Maria”, que retrata a figura da mulher transmontana, e a outra a figura do “Anjo” pertencente à série “Sines” da obra da pintora.
A nova aeronave personalizada por Graça Morais vai substituir a acidentada há um ano com a morte de dois associados que terão também o nome inscrito no novo aparelho.
“Não temos dúvidas de que esta aeronave vai levar o nome da nossa artista e nome do nosso território a voar sem limites nem fronteiras”, refere o presidente do Aeroclube de Bragança.
A aquisição da nova aeronave “não foi fácil”, já que “o aeroclube tem recursos escassos, mas com muito empenho e determinação o objetivo foi alcançado”, salientou.
“Associar a Graça Morais a esta conquista torna a vitória ainda mais saborosa e significativa. Uma artista como ela aceitar doar a sua arte e o seu nome ao ACB dá-nos ânimo para continuar a trabalhar em prol dos nossos associados mas, essencialmente, do nosso território”, afirmou Nuno Fernandes.
A cerimónia de apresentação pública decorre no sábado, no aeródromo Municipal de Bragança, e conta com a presença de Graça Morais, segundo o Aeroclube.
FOTOGRAFIA: BMF