Um posto de carregamento para viaturas elétricas “estará disponível muito em breve”, refere o executivo alfandeguense. Até porque as obras para a instalação do novo equipamento, que ficará situado junto ao recinto da feira e que permitirá o carregamento em simultâneo de dois automóveis, já começaram como se pode comprovar na fotografia.
De salientar que o Município de Alfândega da Fé integrou a Rede Nacional de Mobilidade Elétrica (Rede MOBI.E), que permitirá a instalação de um posto de carregamento normal com duas tomadas para carregamento, de potência até 22 kW. A instalação será financiada pelo POSEUR e pelo Fundo Ambiental, estando a cargo da Rede MOBI.E.
“Esta é uma infraestrutura necessária para potenciar a mobilidade elétrica no concelho e que acompanha a autarquia na adoção de medidas que promovem a sustentabilidade energética e a proteção ambiental”, adianta o executivo, ciente da importância do incremento da mobilidade elétrica junto da população, até porque o concelho não dispõe, ainda, de um posto que permita aos seus cidadãos adotarem um comportamento alternativo à utilização dos carros movidos a combustíveis fósseis.
Resta acrescentar que a Rede MOBI.E está a ser implementada em todo o país com o intuito de aumentar a eficiência energética nos transportes, sendo que Alfândega da Fé faz, agora, parte da meia centena de municípios portugueses que já aderiram a esta rede.