A Revolução dos Cravos será assinalada em Alfândega da Fé com um programa “diversificado”, garante a autarquia, enriquecido por inúmeras atividades culturais e recreativas.
“Cinema, música e tradições populares marcam as comemorações deste ano, havendo, ainda lugar a momentos mais solenes evocativos da data”, desvenda o município, presidido por Eduardo Tavares.
Sobre o programa, logo na noite de 24 de abril, o filme de Júlio Pereira, vencedor do Prémio do Público 2024 no Festival Política, intitulado "A Cor da Liberdade", assinalará o arranque oficial das comemorações. Trata-se de um documentário que parte da história de José Pedro Soares, ex-preso político que foi detido e torturado pela PIDE entre 1971 e 1974, que contextualiza Portugal e a sua realidade social na época, através das memórias de ex-presidiários políticos, historiadores, jornalistas e artistas. “Uma mensagem de luta e de diferentes formas de resistência que é urgente conhecer e preservar”, descreve a sinopse. O filme, para maiores de 12 anos e com entrada livre, terá lugar no Auditório Manuel Faria da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, às 21 horas.
A 25 de abril, em dia de celebração da efeméride, logo às 9 da manhã, terá lugar o hastear da Bandeira Nacional nos Paços do Concelho, acompanhada pela Banda da Associação Musical de Alfândega da Fé e pelos Bombeiros Voluntários locais. Meia hora depois, às 9h30, o Auditório Manuel Faria acolherá a Sessão Ordinária da Assembleia Municipal, bem como as respetivas solenidades evocativas do 25 de Abril.
Já na parte da tarde, pelas 14h30, o Parque Verde será palco da fase local do Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes, organizada pela Junta de Freguesia de Alfândega da Fé. Esta competição irá apurar os representantes do concelho alfandeguense no campeonato distrital. Também os idosos e as crianças não foram esquecidos com diversas atividades para as diferentes faixas etárias, para além da constante animação musical.
As comemorações do 25 de Abril culminam com o “Grande Concerto dos Cravos”, protagonizado pelo grupo Canto D’Aqui. “Uma viagem musical pelo antes, o dia e o pós 25 de Abril”, através de "Cantar Abril - Canções com História", que promete lembrar “todos aqueles que cantaram e impulsionaram, através da música, a Revolução de 1974, marco histórico de Portugal”, garante a organização, sobre “um espetáculo a não perder” com entrada livre no Auditório Manuel Faria, às 21h30.
PROGRAMA