PUB.

Alfândega acolhe Fórum Internacional de Estudos Globais e lança Polo de Cultura e Ciência

Nos dias 22, 23 e 24 de abril, Alfândega da Fé foi palco do Fórum Internacional de Estudos Globais (FIEG).

Organizada pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, em parceria com o Município de Alfândega da Fé e diversas instituições académicas internacionais, a quinta edição contou com o “maior programa de sempre”, reunindo cerca de 60 oradores e investigadores, distribuídos por 18 painéis, provenientes dos quatro cantos do globo.

A título de exemplo, sob o mote de figuras construtoras da globalização, o encontro proporcionou um espaço digno de reflexão e debate sobre o factual impacto de diferentes personalidades e instituições no ininterrupto processo de globalização.

De assinalar, contudo, a assinatura de um protocolo entre a Universidade Aberta e a autarquia alfandeguense para a criação de um Polo de Cultura e Ciência. Um momento considerado “relevante e histórico para o concelho”, sublinha o município, presidido por Eduardo Tavares, que acredita que este novo espaço, associado à Cátedra Mestre José Rodrigues, tem como objetivo “potenciar o desenvolvimento de projetos científicos e académicos, reforçar a promoção cultural e contribuir para a captação de talento na região”.

De referir, ainda, que a edição de 2025 do FIEG foi acreditada como ação de formação para professores e profissionais de educação e cultura, de forma a reforçar o seu papel como evento académico e formativo de referência a nível internacional.

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.