Mais de uma centena de associados, amigos e convidados reuniram-se no passado sábado, ao jantar, para parabenizar o Aero Clube de Bragança (ACB) por ocasião do seu 60º aniversário.
E se, geralmente, é o aniversariante o destinatário dos presentes, neste caso em concreto verificou-se precisamente o contrário, já que foi o ACB, através dos Batismos de Voo Solidários, a presentear a Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança (ASMAB) com um cheque no valor de 6200 euros que servirá para apoiar as vítimas de violência doméstica.
“Entregámos o cheque, este ano, à ASMAB, no valor de 6200 euros, não conseguimos que fosse mais porque a meteorologia também não nos ajudou para que pudéssemos fazer mais baptismos de voo”, revela o presidente do ACB, Nuno Fernandes, admitindo que, “apesar dos contratempos, é uma verba significativa, eles ficaram contentes e esperemos conseguir outras verbas iguais ou superiores a esta”.
De sublinhar que a ASMAB é a entidade responsável pela gestão do Centro de Acolhimento de Emergência para vítimas de violência doméstica, acolhendo mulheres com os respetivos filhos, oriundas de todo o país, sendo que uma parte significativa destes agregados familiares, depois do período de acolhimento e de forma a garantir a sua segurança e proteção, decide recomeçar a sua vida na cidade de Bragança, a partir do zero. A ASMAB ajuda estas famílias a arranjar trabalho, integrar os filhos nas escolas, pedir médico de família, arrendar e equipar uma casa, o que implica a aquisição de mobiliário, eletrodomésticos, têxteis de lar, utensílios de cozinha e será esse o destino dos 6200 euros doados pelo Aeroclube.
Este ano, 2023, o montante angariado através dos batismos de voo solidários irá servir para apoiar os idosos que se encontrem numa situação precária, através da Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa.
“A Cruz Vermelha Portuguesa fez um protocolo com a GNR de Bragança, através do qual identifica idosos que estejam numa situação precária e que necessitem, não só de alimentos e outros bens, mas de companhia, e para isso precisam de verbas, para pessoas, deslocações e nós decidimos associar-nos a eles e canalizar as verbas dos baptismos de voo para esta iniciativa da cruz vermelha portuguesa”, adianta o principal responsável pelo ACB, Nuno Fernandes.
O programa “Censos Sénior+”, de âmbito distrital, incidirá sobre um grupo restrito de idosos, em situação de maior fragilidade, sinalizados pela GNR, que vivendo isolados e/ou sozinhos, não têm recursos próprios ou através de familiares e não dispõem de apoio no âmbito de respostas sociais ou de saúde das entidades públicas ou das entidades com respostas contratualizadas com a Segurança Social, que lhes proporcione uma vida mais digna.