Os níveis de adrenalina subiram para máximos históricos na pista de São Pedro de Serracenos, no concelho de Bragança, que acolheu a quarta etapa do Campeonato de Portugal trial 4x4.
Os motores começam a aquecer, os pilotos vestem os fatos e preparam-se para arrancar para uma prova repleta de desafios, carregada de emoção do princípio ao fim e com vários desafios, até para os pilotos mais experientes, nada fáceis de ultrapassar.
O amor pela adrenalina, esse, além de notório, foi uma constante, e nem sempre os veículos, preparados para o efeito, resistiram às contrariedades de uma pista que foi concebida para testar os limites das máquinas, levando-as a extremos que colocaram em causa a continuidade de alguns pilotos na competição. Até porque se tratam de três horas de prova e só uma gerência bem delineada consegue suplantar a extrema dificuldade inerente à etapa brigantina.
Ao volante de um Nissan Patrol, Luís Bacelo e Hugo Martins foram os grandes vencedores em Absoluto e Proto, ele que o transato, em Bragança, tinha vencido a prova na categoria Proto, esta edição conseguiu ir mais longe. “Esta etapa é muito dura, o primeiro obstáculo era um bocado difícil e se não tivesse cuidado podia partir o carro", revelou o piloto, para quem “o trial é uma paixão desde pequenino”.
Já para o diretor de prova, esta etapa, uma das mais aguardadas do Campeonato Portugal Trial 4x4, terminou com um balanço francamente positivo. “Tivemos o maior número de equipas inscritas em todo o campeonato, o que revela a confiança que os pilotos depositam na organização", declarou António Cordeiro, sublinhando que "quem vem competir a Bragança, já sabe que vai contar com uma prova complicada”. Até porque “o terreno é duro e com muita pedra”, mas “a dureza está no nosso ADN”, destacou o responsável.
Organizada pela Associação TT Sem Limites e pelo Clube Trilhos do Norte, esta quarta etapa do Campeonato de Portugal trial 4x4, a cargo da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, contou com um total de 34 equipas.
A próxima etapa, a quinta, irá realizar-se em Paredes nos dias 12 e 13 de outubro.
CLASSIFICAÇÕES
Classe Absoluto
1.º Luís Bacelo – Nissan Patrol – 13 voltas
2.º Cláudio Ferreira – Crawler Mercedes – 13 voltas
3.º Marcelo Lopes – Toyota Land Cruiser 250 – 13 voltas
Classe Proto
1.º Luís Bacelo – Nissan Patrol – 13 voltas
2.º Marcelo Lopes – Toyota Land Cruiser 250 – 13 voltas
3.º António Henriques – Proto XS5 – 11 voltas
Classe Super Proto
1.º Cláudio Ferreira – Crawler Mercedes – 13 voltas
2.º Laurindo Mendonça – Jimmy Proto Crawler – 10 voltas
3.º Sérgio Ferreira – Jimmy’s 4x4 48PC2 – 9 voltas
Classe Extreme
1.º Nuno Matos – Land Rover Defender 110 – 13 voltas
2.º Carlos Gomes – Nissan Proto – 13 voltas
3.º Bruno Bastos – Nissan Patrol Y 60 – 7 voltas
Classe Promoção
1.º João Fernandes – Nissan Patrol – 9 voltas
2.º Paulo Silva – Suzuki Samurai – 5 voltas
Classe UTV/Buggy
1.º Marco Melo – Polaris RZR 100XP – 11 voltas
2.º Carlos Martins – Bombardier Can-Am Maverick – 10 voltas
3.º Daniel Duque – Polaris RZR – 10 voltas
Classe Fun
1.º Pedro Pereira – Nissan Patrol y60 – 4 voltas
2.º Francisco Tiago – Suzuki Samurai – 4 voltas
3.º Diogo Ferreira – Nissan Patrol – 3 voltas
TEXTO: Leandra Lícia
FOTOGRAFIAS: Bruno Mateus Filena
GALERIA FOTOGRÁFICA MUITO EM BREVE...