Abriu na passada sexta-feira, dia 7 de agosto, o Interface de Transportes de Vinhais. Situado na parte sul do Centro Cultural, esta foi, de acordo com o executivo, “mais uma zona intervencionada em resposta à urgente necessidade de intervenção que evidenciava”, dispondo de um parque de estacionamento, uma zona verde e estação de camionagem. Um equipamento que a autarquia classifica de “absolutamente necessário”.
No total, a requalificação de todo o espaço teve um custo elegível de 661.442 euros.
“O objetivo desta obra consistiu na instalação de um Interface de Transportes no Centro da Vila de Vinhais, num local facilmente acessível pelos autocarros e passageiros, mais concretamente no antigo Espaço da Feira, garantindo a segurança de todos os utilizadores e a paragem dos transportes públicos urbanos de uma forma eficiente e organizada”, refere o executivo vinhaense, liderado pelo socialista Luís Fernandes.
De salientar que esta operação foi promovida de uma forma integrada com a reabilitação do espaço público da área de intervenção. Assim, o espaço envolvente ao Interface de Transportes foi requalificado, existindo, agora, uma Zona de permanência/lazer e percursos pedonais, uma Zona de circulação automóvel, zonas de estacionamento e zonas verdes.
“O objetivo geral desta obra consiste na reabilitação do espaço público, através do arranjo urbanístico, da substituição e regularização do pavimento, da instalação de mobiliário urbano adequado e de cobertura vegetal”, sublinha o município, em comunicado.