Resolvido ataque informático à autarquia vinhaense que paralisou serviços municipais durante dez dias

A Câmara Municipal de Vinhais informou esta sexta-feira, dia 25 de outubro, que está resolvido o ataque informático que, durante dez dias, paralisou serviços neste município do distrito de Bragança.

O Gabinete de Comunicação e Imagem do município divulgou que “todos os constrangimentos causados pelo ataque informático estão resolvidos”. “Assim, está reposta toda a normalidade do funcionamento dos serviços”, indicou.

A Câmara de Vinhais esteve sem sistema informático desde 15 de outubro, data em que foi alvo de um ataque informático com pedido de resgate de vários milhares de euros.

O presidente do município, Luís Fernandes, considerou a situação como “um problema grave”, que deixou os dados informáticos da autarquia todos encriptados e com pedido de resgate para libertar a informação e restabelecer o sistema.

A autarquia participou o caso às entidades criminais competentes e contratou empresas da especialidade para resolver o problema.

O autarca disse, ainda, que quando falou com a Polícia Judiciária lhe foi dito que “estes ataques estão a acontecer em vários organismos do Estado e também ao nível de privados”.

 

FOTOGRAFIA: BMF

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.
The website encountered an unexpected error. Please try again later.