Quatro décadas da Feira do Fumeiro de Vinhais celebradas entre 6 e 9 de fevereiro

Conhecida como a "Capital do Fumeiro", Vinhais comemorará, brevemente, o aniversário de um dos certames mais antigos do distrito e do país.

Assim, de 6 a 9 de fevereiro, serão 70 os produtores de fumeiro, a maioria locais, mas também oriundos de outros partes de Trás-os-Montes, que se comprometem a trazer consigo "o que de melhor se faz na região". Produtos como o salpicão, a chouriça de carne, o butelo, a alheira, o chouriço azedo ou o doce estarão em grande destaque ao longo de todo o certame, naquele que é um negócio conhecido por movimentar milhões de euros anualmente.

Haverá, também, um espaço gourmet com 60 stands, onde os visitantes poderão experimentar os doces conventuais, a pastelaria típica de Vinhais, azeite, queijos e variadíssimos outros sabores "capazes de satisfazer até os paladares mais exigentes", promete a organização.

Com um pavilhão dedicado às tasquinhas, onde se poderá experimentar o melhor da gastronomia, e de um pavilhão com 90 stands, onde estará em exposição todo o tipo de artesanato, este é um evento que existe muito para além do fumeiro.

Com animação constante prometida pela organização ao longo dos quatro dias, entre ranchos e concertinas, os artistas de renome deste 40º aniversário são António Zambujo, sexta-feira, dia 7, e Expensive Soul, no sábado, seguindo-se um espetáculo piromusical com a noite a finalizar com o consagrado dj pantaleão.

V

São 40 anos de muito trabalho, dedicação de muita gente que é responsável pelo sucesso desta feira. E é verdade que esta feira é já uma referência a nível das feiras de gastronomia do país e, a nível do fumeiro, penso que é das melhores, sem dúvida”, sustentou o autarca vinhaense, aquando da apresentação do certame à Comunicação Social.

Nas palavras de Luís Fernandes, as pessoas que visitarem a feira “poderão desfrutar dos melhores produtos de fumeiro que existem, essa é a maior valência desta feira, a excelência dos produtos e, depois, durante os quatro dias, que nós chamamos não só de feira, mas de festa, temos, também, várias atividades que fazem parte deste evento, para além das pessoas poderem desfrutar de uma paisagem magnífica”.

Sendo um certame que conta, todos os anos, com uma média de 80 mil visitantes, o edil de Vinhais sublinha, em jeito de convite, que “vale a pena, num destes dias ou até nos quatro, vir a Vinhais”.

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.