Miranda do Douro mostra produtos genuínos do território em Festival de Sabores

Os produtos mais genuínos da gastronomia do Planalto Mirandês estão em destaque de sexta-feira até domingo, em mais uma edição do Festival de Sabores Mirandeses, com as carnes das raças autóctones, fumeiro e doçaria em destaque no certame.

A iniciativa é do município de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, e junta cerca de uma centena de expositores, destacando-se pela qualidade das carnes de vitela de raça mirandesa, cordeiro de raça churra galega mirandesa e enchidos e outros produtos de porco bísaro. A doçaria, com a bola doce mirandesa ou doces mais secos, é igualmente outro dos atrativos.

"Trata-se fundamentalmente de uma iniciativa territorial centrada no Planalto Mirandês. E pretendemos circunscrever o certame a todo este território que tem uma identidade cultural e gastronómica única", disse o presidente da Câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes.

Segundo o autarca, o certame tem vindo a crescer ao longo dos anos e os espaços cobertos para acolher visitantes e expositores aumentou, estando situado em plano centro histórico desta cidade transmontana.

"Estamos a consolidar o festival de sabores, havendo cada vez mais produtores a vender enchidos, doces, mel, licores, queijos, artesanato, entre os produtos endógenos, e mais visitantes atraídos por estas iguarias genuínas e pelo nosso folclore ancestral", vincou o autarca.

Uma das outras componentes do Festival de Sabores é a língua mirandesa, a música dos gaiteiros e danças dos singulares pauliteiros das terras de Miranda e do Planalto Mirandês.

"Pretendemos ter um festival repleto de atividades culturais e sabores genuínos que mostrem as tradições ancestrais ainda em uso neste território”, disse.

Para além das componentes culturais que são parte integrante da génese do Planalto Mirandês, há ainda os encontros cinegéticos, apresentação de livros em língua mirandesa, passeios BTT, passeios pedestres pelo Parque Natural Douro Internacional e degustações gastronómicas.

A feira vai decorrer num espaço junto ao antigo convento dos frades Trinos e ficará instalada numa tenda climatizada, com cerca de três mil metros quadros, na qual estarão presentes um restaurante e tasquinhas para "a degustação dos sabores mais genuínos e regionais".

Do Planalto Mirandês fazem parte os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso.

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.