PUB.

Marcelo recebe Caretos no Palácio de Belém e promete celebrar Carnaval na aldeia de Podence

O Presidente da República comprometeu-se hoje a passar o "Entrudo Chocalheiro" com os Caretos de Podence, no concelho transmontando de Macedo de Cavaleiros, no dia 23 de fevereiro, referindo que antes terá uma visita à Índia.

Marcelo Rebelo de Sousa assumiu este compromisso no Palácio de Belém, em Lisboa, no final de uma receção à Associação do Grupo de Caretos de Podence, com a qual quis homenagear esta tradição que na semana passada foi classificada como património cultural imaterial da humanidade pela UNESCO.

Enquanto cumprimentava a comitiva que regressou da Colômbia, onde foi anunciada a decisão da agência das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura, o chefe de Estado foi convidado para o "Entrudo Chocalheiro" do próximo ano e referiu que em meados de fevereiro irá à Índia, acertando uma data para depois do seu regresso.

"O senhor Presidente da República estará presente no próximo 'Entrudo Chocalheiro' no dia 23 de fevereiro. É uma grande honra para nós, não estávamos a contar, isto são surpresas atrás de surpresas", confirmou, no final da cerimónia, António Carneiro, que preside à Associação Grupo de Caretos de Podence, em declarações aos jornalistas.

Antes, Marcelo Rebelo de Sousa fez uma intervenção em que elogiou a candidatura dos Caretos de Podence a património imaterial da humanidade, saudando o trabalho da diplomacia portuguesa e, em particular, do embaixador de Portugal na UNESCO, António Sampaio da Nóvoa.

"É uma vitória da cultura. Os Caretos de Podence são cultura e fala-se muitas vezes de tanta coisa em Portugal e fala-se menos de cultura do que se deveria falar", considerou.

Segundo o Presidente da República, esta "vitória das raízes populares" dos Caretos de Podence constitui uma chamada de atenção para "os interiores que são muitas vezes esquecidos" e que "são fundamentais".

"Tudo aquilo que puder ser feito para promover os Caretos de Podence, será. Já comecei, aliás, a ter uma ideia para, em futuros contactos internacionais, e há muitos, há chefes de Estado que vêm cá, que haja a oportunidade de também poderem sair daqui a conhecer essa manifestação cultural", acrescentou.

Com a decisão tomada na semana passada pela UNESCO, os tradicionais mascarados do "Entrudo Chocalheiro" da aldeia de Podence no concelho transmontano de Macedo de Cavaleiros passaram a estar integrados numa lista mundial em que Portugal já tinha o Fado, o Cante Alentejano, a Dieta Mediterrânica, a Falcoaria e os chamados "Bonecos de Estremoz".

As "Festas de Inverno Carnaval de Podence" foram a única candidatura selecionada pelo Governo português para representar Portugal nesta reunião do Comité Internacional da UNESCO, que se realizou em Bogotá, na Colômbia.

caretos

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.
The website encountered an unexpected error. Please try again later.