Maior festa da castanha do Nordeste Transmontano arranca já amanhã em Vinhais

Será a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, a inaugurar, oficialmente, a 17ª edição da Festa da Castanha de Vinhais.

A cerimónia terá lugar já amanhã, pelas 18 horas, prolongando-se o certame até domingo, dia 30 de outubro, com um programa repleto de atividades e iniciativas para todos os gostos.

Com um investimento a situar-se entre os 80 e os 90 mil euros, na Rural Castanea, a decorrer no Parque Municipal de Exposições e Feiras de Vinhais, marcarão presença mais de uma centena de expositores com produtos tão distintos como o mel, as nozes, o azeite, os licores, os vinhos, os queijos e como, de resto, não poderia deixar de ser, a castanha. Produto que o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, entidade organizadora do evento, garante em qualidade e quantidade, apesar da campanha da castanha estar atrasada, devido à seca, o que tem contribuído para uma subida acentuada dos preços.

Realizada desde 2006, é na sua 17ª edição que Vinhais pretende fazer da castanha longal a sua “novaimagem de marca. Isto por tratar-se de uma variante caraterística da região de Vinhais.

Apostamos na denominação de Vinhais como a terra da castanha longal para valorizar essa variedade que é autóctone aqui do concelho, não no sentido de valorizar só essa variedade, mas ao fazê-lo, dessa forma, pretendemos potenciar todas as outras e valorizar toda a castanha do concelho”, defende Luís Fernandes. Nas palavras do autarca, o objetivo é que haja uma certificação da castanha longal e que Vinhais seja reconhecida, em última instância, como a Capital da Castanha. “Não é valorizar uma variedade em detrimento das outras, mas sim, através dessa, valorizar todas as outras”, explica, sustentando que, “se for mais conhecida e procurada será uma mais-valia para todos os produtores”.

Inspirada no fruto que maiores ganhos económicos traz ao concelho, na ordem dos milhões de euros, a Rural Castanea irá contar com diversos espetáculos musicais com destaque para o concerto de Emanuel, no sábado, às 22 horas, o programa da SIC “Domingão” durante toda a tarde de domingo, chegas de touros, provas de degustação, tasquinhas, o magusto permanente no Maior Assador de Castanhas do Mundo, jornadas de apicultura, concurso da castanha, entre tantos outros momentos que prometem cativar as atenções dos visitantes.

vinh

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.


PUB.

The website encountered an unexpected error. Please try again later.