PUB.

Hernâni Dias vence a autarquia brigantina com maioria absoluta pela terceira vez consecutiva

Três êxitos retumbantes em três candidaturas consecutivas pelo partido social-democrata à autarquia brigantina. Assim se resume o percurso político do antigo docente de Português no Agrupamento de Escolas de Mirandela. Candidato por três vezes ao cargo máximo da Capital de Distrito, Hernâni Dias venceu em todas as corridas autárquicas que disputou e sempre com maioria absoluta (2013/2017/2021). Com 53 anos, o político conseguiu alcançar, assim, este domingo, a tão almejada maioria absoluta, após terem sido apurados os resultados nas 39 freguesias do concelho.

O social-democrata foi reeleito com 57,51 por cento (%) dos votos, que correspondem a cinco mandatos. À Kapital do NordestE, em noite de festa, confidenciou, a plenos pulmões, estar “satisfeito e feliz” pelo “reconhecimento por parte dos nossos concidadãos” do trabalho efetuado pela sua equipa. Reconhecimento esse sobejamente visível e traduzido pela vantagem avassaladora sobre a principal força política da oposição, o Partido Socialista (PS), liderada, no concelho brigantino, pelo ex-deputado e ex-secretário de Estado da Administração Interna, para além de ter sido Governador Civil do distrito entre 2005 e 2011.

Os resultados são o reconhecimento do trabalho que eu e a minha equipa fizemos ao longo destes últimos oito anos e, de forma particular, estes últimos quatro, que representaram um momento difícil da nossa vida coletiva”, evidencia Hernâni Dias que se prepara para entrar no final de um ciclo político, enquanto presidente da Câmara Municipal de Bragança, já que este será o seu terceiro e, por lei, último mandato.

O segundo partido mais votado foi, então, o PS com 26,98% e dois mandatos, sendo que, em terceiro lugar, posicionou-se o Chega de André Ventura com Carlos Silvestre em Bragança a conseguir 5,89% dos votos, sagrando-se, assim, a terceira força política da capital nordestina, que está sob gestão autárquica do PSD há já 24 anos, preparando-se, agora, para somar quatro mais.

Quanto ao presidente reeleito, colocou de parte o ensino há 18 anos, mais precisamente em 2003, após ter sido nomeado delegado do, então, Instituto Português da Juventude de Bragança pelo Governo de coligação PSD/CDS-PP.

Natural de Fermentãos, Hernâni Dias assumiu o cargo de presidente da junta de freguesia de Sendas, tendo, em 2005, sido escolhido para chefe de gabinete do, na altura, edil Jorge Nunes. Seguiu-se a eleição para presidente da Câmara, em 2013, cargo a que concorreu, pela última vez, a 26 de setembro, devido à limitação de mandatos imposta por lei.

HD

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.


PUB.

The website encountered an unexpected error. Please try again later.