Distrito de Bragança na sexta posição a nível nacional no que toca a idosos em situação de isolamento

De acordo com o balanço da Operação Censos Sénior 2020, divulgado pela GNR este sábado, dia 7 de novembroPortugal tem mais de 42 mil idosos em situação de isolamento.

A Operação realizada durante o mês de outubro com o objetivo de “identificar a população idosa, que vive sozinha, isolada, ou sozinha e isolada”, sinalizou 42.439 idosos a viver sozinhos ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar a sua segurança em causa, nos 18 distritos do país.

O distrito de Vila Real lidera a tabela com 5.065 idosos a viver sozinhos ou isolados, seguido da Guarda (4.585), Viseu (3.402), Beja (3.403) e Faro (3.313), sendo que o distrito de Bragança regista 3.285 idosos nessa situação, ocupando, assim, o sexto lugar da tabela.

A par com o levantamento destas situações, a operação serviu para alertar os idosos “para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla ou furto”, bem como prevenir comportamentos de risco e sensibilizar para a adoção de medidas preventivas de propagação da pandemia de covid-19.

A Operação “Censos Sénior” é realizada desde 2011 e a base de dados geográfica é, periodicamente, atualizada pela GNR. Já os idosos sinalizados são acompanhados através de visitas regulares às suas residências.

GNR

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.
The website encountered an unexpected error. Please try again later.