Dia Mundial da Criança, celebrar o Futuro da Humanidade

O Dia Mundial da Criança é sempre um dia muito festejado um pouco por todo o Planeta Terra. E Bragança não é exceção. Esta efeméride serve, essencialmente, para proporcionar aos mais novos “um dia diferente”, divertido, de convívio, repleto de energia positiva e durante o qual lhes são lançados desafios, onde a única constante é mesmo o seu sorriso.

Mas, para além das crianças, que deveriam ser colocadas num pedestal, protegidas e sempre postas em primeiro lugar, esta data serve, também, para lembrar aos adultos a sua extrema importância e aquilo que representam para o futuro da Humanidade, numa altura em que, diariamente, ainda somos assoberbados por casos de violência, abuso sexual, tráfico e exploração infantil, justificados, sem justificação possível, por criminosos sem escrúpulos que não desejam nada mais da vida do que a obtenção de lucro fácil.

Mas vamos a factos. Apesar de, em Portugal, o Dia Mundial da Criança ser comemorado a 1 de junho, este ano, o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu antecipar-se e comemorar a data logo a 27 de maio. Ao longo de todo o dia, o Parque do Eixo Atlântico foi o palco central de uma festa onde marcaram presença cerca de 1300 crianças, de acordo com a organização, provenientes de várias escolas do concelho. E até os utentes de algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social da cidade foram incluídos, contribuindo, assim, para o clima de festa em ambiente educativo, onde crianças e agentes da força de segurança aproveitaram ao máximo o sol e o calor de um dia que a todos fez lembrar o verão que aí se avizinha.

"É importante aproximar as instituições da cidade. Neste caso, a PSP dá a mostrar-se a si e aos seus meios desmistificando a missão da Polícia perante os mais pequenos, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, e da comunidade em geral", sustentou o autarca brigantino, Hernâni Dias, durante a sessão que envolveu a exposição de meios da Polícia de Segurança Pública, no Parque Eixo Atlântico, onde marcaram presença, de acordo com a organização, mais de 1300 crianças dos 3 aos 10 anos de idade.

Nesta iniciativa, da responsabilidade da PSP e que contou com o apoio incondicional do Município de Bragança, foram desenvolvidas diversas atividades, entre as quais, demonstrações cinotécnicas, exposição de meios policiais estáticos, exibição do “Falco”, pinturas faciais e o "RoadShow Altice", que consistiu na apresentação da pulseira "Estou Aqui!".

 

Dia Mundial da Criança

 

Já a 1 de junho, o Conservatório de Música e Dança de Bragança organizou o Festival Art Kids entre as 10 e as 18 horas. O Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, a Biblioteca Municipal e a Praceta Adriano Moreira acolheram dezenas crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 12 anos de idade. Para além da data que a infância exalta, o município quis, também, celebrar o final de mais um ano letivo com uma série de atividades que pretenderam demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo de 2018/19 pelos estudantes em miniatura.

Entre as várias atividades, destaque para os concertos, espetáculos de dança, olaria e apresentação do livro “A História do Rock”, da autoria de Rita Nabais e ilustrado por Joana Raimundo, que conseguiu captar a atenção de meninos e meninas, um público atento e sempre participativo. Depois, já no exterior, pais, professores, colaboradores, amigos, colegas e restantes familiares puderam ouvir os alunos do Conservatório e as suas, impecavelmente, bem treinadas melodias, numa atuação muito aplaudida que, praticamente, deu por concluído o dia.

Mas o Festival Art Kids só terminaria com as crianças ao redor de papéis, colas, lápis de colorir e tesouras, verdadeiramente entretidas. E enquanto umas seguiam a orientação dos responsáveis e eram iniciadas no “difícil” processo de ilustração, outras, as mais pequenas, viviam "em pleno" o momento criativo, não seguindo indicações, mas no seu próprio reino da fantasia.

 

O Futuro...

 

Outro evento de relevo, no que ao Dia Mundial da Criança diz respeito, foi a “Rua da Animação” em Vale D` Álvaro. Pelo segundo ano consecutivo, várias empresas daquela zona da cidade, uniram-se ao redor de um objetivo em comum. Proporcionar uma manhã de boa disposição e alegria era a premissa de uma iniciativa que aconteceu este sábado, das 10 às 13 horas. Foram quase cem as crianças que puderam desfrutar de uma autêntica festa sonhada, preparada e concretizada, especialmente, a pensar nos petizes.  

Muita música e dança com zumba (Academia 53) e Afrodance (Ghost), karaté, da responsabilidade do Smith Dojo, pinturas faciais, insufláveis, matraquilhos, tiro ao alvo e fotografias a cargo de Fernando Pimparel (colaborador da KNE) fizeram as delícias de miúdos e graúdos, em três horas de um evento que tão cedo não se ausentará da memória coletiva de quem teve o privilégio de o experienciar.

Palmas para os verdadeiros protagonistas, as crianças, e palmas, também, para os organizadores da “Rua da Animação”. A Farmácia Vale d' Álvaro, Pastelaria Torrão, Vet Center, Norcrédito e Agência Senhor do Bonfim foram as empresas que, em uníssono, decidiram empregar o esforço e os meios necessários para proporcionarem “um dia de sorrisos” a quem realmente os merece e a quem, naturalmente, nos faz sorrir também.

 

CMB

 

A terminar as festividades em Bragança, no que concerne ao dia que, internacionalmente, celebra os mais novos, a 3 de junho, a cerca de duas mil crianças do ensino pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho foi-lhes presenteada uma "viagem" a um dos seus sítios preferidos de sempre, o circo

Naquele que foi um verdadeiro espetáculo circense de pura magia, até porque a presença de animais selvagens foi, recentemente, banida, a pequenada acabou por ser enfeitiçada pelas atuações sempre magnetizantes de palhaços, trapezistas, malabaristas e ilusionistas.

"Queremos proporcionar um dia diferente às nossas crianças, tanto da cidade como do meio rural e no circo assistem, sem dúvida, a momentos especiais e que fazem parte do imaginário dos mais novos", argumentou o edil da Capital de Distrito, Hernâni Dias, que marcou presença no Campo do Trinta, junto ao Forte S. João de Deus, onde estava localizado o circo

 

Circo

 

GALERIA FOTOGRÁFICA DO CIRCO EM:

http://www.kapitaldonordeste.pt/node/318

GALERIA FOTOGRÁFICA DA "RUA DA ANIMAÇÃO" EM:

http://www.kapitaldonordeste.pt/node/304

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.
The website encountered an unexpected error. Please try again later.