PUB.

De sexta a domingo, nova edição em Moncorvo do Festival do Solstício de Verão

A festa pagã que marca o início do Verão é comemorada em Torre de Moncorvo de 21 a 23 de junho com mais uma edição do Festival do Solstício.

Celebrado através de um caldeirão artístico, cultural e ambiental, no centro da vila, o Festival do Solstício procura unir as gerações, as comunidades e a natureza durante três dias.

São um sem fim de atividades, desde oficinas, ateliers, sessões de astronomia, concertos, performances e recriações inspiradas em celebrações seculares do Solstício dirigidas a todas as idades e repletas de atividades em família.

Em comunhão com o ambiente, o festival proporciona ao público a oportunidade para expandir a criatividade crescer com fantasia, arte, ciência, magia, saindo da caixa proverbial”, refere o executivo, em comunicado.

O programa é variado, tendo início com o Grande Desfile do Fantástico que contará com a participação dos alunos dos Jardins-de-Infância e do 1º ciclo do concelho que irão “transformar-se em duendes, fadas e magos para espalhar a magia pelas ruas da vila”.

O município promete, assim, disponibilizar várias experiências a quem visitar Moncorvo, nomeadamente, passeios em trotinetes elétricas, no comboio do fantástico, observação de estrelas em planetário portátil ou, simplesmente, admirando a decoração dos espaços do festival e das ruas adornadas com caça sonhos e chapéus-de-chuva.

Vale a pena, ainda, referenciar a criação de múltiplos “mundos imaginários”. Tratam-se de espaços habitados por personagens do fantástico que interagem com o público através de rituais mágicos.

De grande qualidade”, garante o executivo, são, também, as oficinas científicas e ambientais promovidas por diversas entidades, entre elas Projeto Mais Ciência, Associação de Municípios do Baixo Sabor, Quinta da Ponte, Casa do Brincar e Resíduos do Nordeste. Terão lugar, ainda, várias ações de sensibilização ambiental da Zasnet, Associação de Municípios do Douro Superior e GNR-SEPNA

No decorrer do festival, decorrerão representações teatrais, entre as quais a atuação do Grupo Alma de Ferro Teatro com “As Boas Vindas ao Verão” e uma performance desenvolvida exclusivamente para este festival, “Estátuas Vivas”.

A “Night Fun” promete aquecer as noites do Solstício com pinturas glow e música, a cargo do dj Fernando Alvim e The F*ucking Bastards. Também o concerto da Escola Municipal Sabor Artes e do Conservatório de Música e Dança de Bragança, a apresentação do projeto Inevitável, de Gileno Santana e Henrique Neto, sob um espetáculo de fogo e luz, irão marcar de forma indelével mais uma edição do festival.

Como complemento e interligando o Jardim Dr. Horácio de Sousa ao Largo General Claudino, destaque para o mercado do solstício, constituído por vários expositores que têm para venda artesanato e produtos regionais, podendo, ainda, o público assistir na rua às aulas de música e dança da Escola Municipal Sabor Artes.

Sessões de zumba, defesa urbana, bodypainting, concertos para bebés, danças, atelieres de artes gráficas, comboio da música serão outras atividades disponíveis neste festival que encerrará com a dança do sol. Um momento que procura recriar as celebrações ancestrais do solstício de verão do hemisfério norte.

 

Mais informações em:

www.moncorvofestivalsolsticio.com

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.


PUB.

The website encountered an unexpected error. Please try again later.