Custos da vacinação animal financiados na totalidade pelo Município de Bragança

A Câmara Municipal de Bragança decidiu suportar os custos relacionados com a vacinação animal que, normalmente, seriam assumidos pelos criadores, num investimento global de 70 mil euros.

No total, foram vacinados 2850 bovinos com idade igual ou superior a dois anos e 30100 pequenos ruminantes, entre ovinos e caprinos, jovens e adultos, legalmente registados no concelho.

Este procedimento decorreu no âmbito do protocolo celebrado em maio de 2020 com o Agrupamento de Defesa Sanitária – Associação de Criadores de Gado de Bragança, que visou o desenvolvimento, até ao final do mês de dezembro do ano transato, de ações de profilaxia médica e sanitária de rastreio da tuberculose bovina, brucelose bovina, leucose enzoótica bovina dos ovinos e caprinos.

Através deste protocolo, o Município de Bragança declara que “pretendeu apoiar os criadores e produtores pecuários do Concelho, suportando os custos obrigatórios relacionados com a sanidade animal, reduzindo, assim, o seu impacto negativo na rentabilidade das explorações e mitigando os prejuízos relacionados com as quebras nas vendas de carne e escoamento de produtos, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus”, asseverando que, em 2021, continuará “a financiar a 100 por cento a vacinação animal no concelho”.

aN

Recorde-se que têm vindo a ser desenvolvidos, em todo o país, diversos programas de erradicação e vigilância de doenças de animais e ações de controlo para a prevenção de doenças constantes do Programa Nacional de Saúde Animal (PNSA), nomeadamente, em bovinos, ovinos e caprinos.

Contudo, a execução deste programa, que implica a realização obrigatória de um conjunto de ações de caráter profilático e sanitário, análises laboratoriais e abate sanitário de animais, representa um custo considerado elevado e que é suportado, em grande parte, pelos produtores e criadores dos animais. Desta forma, a autarquia brigantina, presidida por Hernâni Dias, alivia, assim, a carga financeira que o PNSA implica. Uma ajuda que, sobretudo, nesta época de grande incerteza provocada pela pandemia, é sempre bem-vinda.

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.