PUB.

Costa estará este sábado em Macedo na Feira da Agricultura de Trás-os-Montes

O mundo rural e o interesse em impulsionar o setor agrícola voltam a estar em grande destaque em Macedo de Cavaleiros, com a realização da Feira da Agricultura de Trás-os-Montes, que decorre de 6 a 8 de setembro no Parque Municipal de Exposições. E a um mês das Legislativas, precisamente, a 6 de outubro, o Partido Socialista (PS) Bragança decidiu convidar o atual secretário-geral, António Costa, em modo de pré-campanha, a visitar o certame macedense, cujo município é liderado por um outro socialista, o autarca Benjamim Rodrigues. O Primeiro-Ministro marcará presença pelas 14h30 de sábado num certame onde não faltarão, certamente, os principais candidatos socialistas pelo distrito de Bragança ao lugar de deputados da Assembleia da República, Jorge Gomes e Berta Nunes.

Quanto a novidades, a Feira da Agricultura apresenta nesta sua quarta edição, a realização de uma ação de sensibilização sobre segurança na utilização do trator agrícola, que decorrerá no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Macedo de Cavaleiros, contando, para o efeito, com o apoio da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, da GNR e da Autoridade para as Condições de Trabalho. Em análise, estarão temas como o reviramento do trator e, em particular, o reviramento lateral, principal causa de morte nos acidentes com este tipo de equipamentos, o Código da Estrada, bem como o respetivo Quadro Sancionatório, e os Acidentes de Trabalho.

Os vários acidentes com tratores, alguns deles com vítimas mortais, ocorridos no Nordeste Transmontano no último ano, serviram de mote para esta importante ação”, explica o vereador macedense com o pelouro dos Mercados e Feiras e do Associativismo Municipal. De frisar que a formação realizar-se-á no domingo, antes da gincana de tratores, pretendendo, de acordo com Rui Vilarinho, “dotar os participantes de mais conhecimentos sobre o manuseamento em segurança destes equipamentos”.

 

ma

 

Paralelamente, a quarta edição deste certame irá promover os II Jogos Tradicionais Inter-Freguesias. “No sábado, o Parque Municipal de Exposições volta a receber jogos como o fito, o chino, a relha, a corrida de sacos ou os carrinhos de rolamentos, numa competição entre freguesias que o ano passado juntou cerca de 300 participantes e que, este ano, estimamos que possam ter muitos mais”, acredita o responsável.

Serão três dias, ao longo dos quais terão lugar várias palestras e mesas redondas com temas direcionados aos agricultores. “Esta é uma feira muito importante no contexto do Nordeste Transmontano e que promove o mundo rural, a importância da raça mirandesa na nossa região, bem como a comercialização das carnes de Denominação de Origem Protegida”, argumenta o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, asseverando o desejo de “celebrar e dinamizar o mundo rural e destacar a sua importância para o próprio desenvolvimento económico da nossa região”.

 

MC

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.


PUB.

The website encountered an unexpected error. Please try again later.