PUB.

Baixo Sabor aspira ser a capital do balonismo com festival de cinco dias

A Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS), em parceria com o Turismo do Porto e Norte, decidiu avançar com a realização do Sabor & Vilariça Balloon Fest que terá lugar de 26 a 30 de abril.

Mais do que um evento, trata-se de uma experiência que que pretende ser uma referência internacional no setor, impulsionando um ativo turístico com condições únicas: os Lagos do Sabor.

A primeira edição do festival de balonismo promete, assim, atrair portugueses e estrangeiros apaixonados por aventura e por paisagens de cortar a respiração.

Até porque, ao longo dos cinco dias, os concelhos que constituem a AMBS, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo e Mogadouro, para além de Vila Flor, enquanto município parceiro, irão acolher várias iniciativa com o propósito de mostrar e demonstrar o que de melhor têm para oferecer em segmentos como a natureza, gastronomia, património, saúde e bem-estar.

Será a oportunidade perfeita para alavancar um ativo turístico de potencial ímpar, que a organização acredita ter muito, ainda, por explorar, mas com condições para se afirmar como referência turística do Nordeste Transmontano a médio prazo.

O presidente da AMBS assume ter como ambição “fundar na região um novo produto turístico, aproveitando as condições naturais únicas que as terras do Sabor e do Vale da Vilariça proporcionam para a prática desta modalidade”. Eduardo Tavares considera que o evento “terá, a montante, um efeito de arrasto para toda a economia abrangida por estes concelhos, sendo desenvolvido um roteiro pelos locais mais atrativos destes municípios e fomentada a venda de produtos endógenos de inegável qualidade”.

Inserido na Bio Região Lagos do Sabor, este é um festival que, segundo o responsável, pretende “divulgar e reforçar a imagem de Trás-os-Montes como um destino turístico único, que vem complementar outras dinâmicas do território e que é um bom exemplo de parceria e partilha dentro da nossa região”. 

mo

“Este festival é Trás-os-Montes, Douro, Vilariça e Lagos do Sabor no seu melhor”

 

Também o presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo acredita que o Sabor & Vilariça Balloon Fest será “um marco para dar a conhecer a um vasto público este território tão rico do ponto de vista natural”, afirmando que o território do Baixo Sabor “pode ser um destino turístico de excelência e esta é uma grande oportunidade para nos afirmarmos como tal”. Nuno Gonçalves assevera que as “potencialidades estão cá, se conseguirmos criar uma oferta turística integrada, reestruturando o produto, conseguiremos fidelizar cada vez mais públicos”.

Recorde-se que a autarquia de Mogadouro há muito que havia sinalizado os Lagos do Sabor como um recurso estratégico para a criação de novos focos de atratividade territorial. “O nosso concelho tem a sorte de acolher dezenas de quilómetros desta albufeira, incluindo a famosa ‘Serpente do Medal’, que é um dos locais mais fotografados do Nordeste e uma das principais imagens de marca do grande produto turístico e cultural que são os Lagos do Sabor”, refere António Pimentel, confiando que o Festival de Balonismo abrirá “portas a um conjunto de iniciativas satélites aos Lagos do Sabor que vão contribuir muito para alavancar um novo período de crescimento regional, grandemente alicerçado no turismo e nas atividades paralelas a este setor”.

 

“Os balões de ar quente irão permitir ao viajante uma verdadeira experiência de imersão neste espaço mágico, onde os elementos terra, água e ar estarão ao alcance deste pequeno passeio”

 

No que diz respeito ao município parceiro da AMBS, o autarca de Vila Flor, Pedro Lima, partilha da opinião que “os voos turísticos em balão de ar quente darão um contributo para o desenvolvimento turístico de toda a região e serão um fator preponderante para impulsionar a dinâmica social, cultural e económica”.

Nesta vila transmontana, o público terá a oportunidade de assistir a voos livres e ao Night Glow, um belíssimo espetáculo de luz e som, onde os balões irão sincronizar os seus queimadores ao ritmo da música. Com a intenção de promover a marca Vila Flor, um balão alusivo ao concelho espalhará magia pelos céus.

De sublinhar que esta experiência é gratuita, mas carece de reserva, que deve ser efetuada através do website oficial:

https://www.saborvilarica-balloonfest.com/

mp

 

PROGRAMAÇÃO

 

26 de abril

Alfândega da Fé

Local: Hotel & SPA Alfândega da Fé

16h00 - 18h00 - Receção às equipas de balonismo portuguesas e internacionais

21h00 - 23h00 – Batismo de balão de ar quente estático no Estádio Municipal

de Alfândega da Fé (vagas limitadas)

 

27 de abril

Mogadouro

Local: Estádio Municipal de Mogadouro

06h30 - 07h30 - Voo livre de balões de ar quente

21h00 - 23h00 – Batismos de balão de ar quente (vagas limitadas)

 

28 de abril

Vila Flor

Local: Santuário da Nossa Senhora da Lapa

06h30 - 07h30 - Voo livre de balões de ar quente

21h00 - 21h45 - Espetáculo Night Glow de balões de ar quente, luzes e música

eletrónica no Estádio de Vila Flor

22h00 - 23h00 – Batismo de balão de ar quente (vagas limitadas) – Estádio de Vila Flor

 

29 de abril

Torre de Moncorvo

06h30 – 07h30 - Voo livre de balões de ar quente

Miradouro de S. Lourenço

21h30 - 23h00 Batismos de balão de ar quente estático

Complexo Desportivo de Torre de Moncorvo (vagas limitadas)

 

30 abril

Macedo de Cavaleiros

06h30 - 07h30 Voo livre de balões de ar quente

Parque Municipal de Exposições

21h00 - 23h00 – Batismo de balão de ar quente estático

Parque Municipal de Exposições (vagas limitadas)

sa

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.