PUB.

Adão Silva (PSD) eleito vice-presidente da Assembleia da República

Os deputados elegeram hoje o social-democrata Adão Silva e a socialista Edite Estrela para duas das quatro vice-presidências da Assembleia da República com o, ainda, líder parlamentar do PSD a atingir uns expressivos 190 votos em 224 possíveis.

Os resultados para as vice-presidências do parlamento foram comunicados pela secretária da Assembleia da República, a deputada do PS Maria da Luz Rosinha.

O resultado de Adão Silva, deputado do PSD eleito pelo círculo de Bragança, foi saudado com uma salva de palmas por parte de inúmeros deputados das várias bancadas.

Edite Estrela, deputada do PS eleita pelo círculo de Lisboa, foi reconduzida no cargo de vice-presidente da Assembleia da República, obtendo em 224 deputados votantes, 159 votos a favor, 59 brancos e seis nulos.

De sublinhar que o líder parlamentar social-democrata cessante obteve 190 votos a favor, seis nulos e, apenas, 28 votos em branco.

 

BIO: ADÃO SILVA

 

Político português, nascido em 1957, licenciou-se em 1982 em Línguas e Literaturas Modernas / Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras do Porto. Aos 22 anos começou a dar aulas no ensino secundário, mas viria também a lecionar em institutos privados de ensino superior. A sua atividade de dirigente político começou em 1986 na Juventude Social Democrata de Bragança, tendo a partir daí desempenhado vários cargos a nível distrital dentro do partido. Em 1987 foi eleito deputado à Assembleia da República, onde fazia parte da Comissão Parlamentar da Juventude. Em 1989 chegou à presidência da Assembleia Municipal de Bragança, onde esteve até 1993, altura em que passou a ser vereador da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros. Regressou quatro anos depois à Assembleia Municipal de Bragança. Entretanto, em 1993 tinha voltado à Assembleia da República, onde esteve até 1995, tendo desta vez passado pelas comissões parlamentares de Saúde, Timor-Leste e de Petições. Entre 1999 e 2002 voltou a ser deputado nacional, passando pelas comissões parlamentares de Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ética e Timor-Leste. Em abril de 2002 passou a integrar o Governo liderado pelo primeiro-ministro social-democrata Durão Barroso como Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde. FONTE: Infopédia

 

FOTOGRAFIA: BMF

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.