PUB.

Festival Internacional de Música Tradicional em Macedo lança-se à conquista de novos públicos

Começa já hoje, sexta-feira, e prolonga-se até domingo, o XIX Festival Internacional de Música Tradicional (FIMT) em Macedo de Cavaleiros.

Assim, de 23 a 25 de agosto, a Praça das Eiras, a Praia da Ribeira no Azibo e as ruas da cidade apresentam aos municípes e visitantes um cartaz diversificado do festival que “pretende ser uma escala obrigatória no roteiro da música tradicional e conquistar novos públicos da Península Ibérica”.

Organizado pela autarquia macedense, que carateriza o festival como "o maior do género no Nordeste Transmontano", contando para o efeito com o apoio dos Galandum Galundaina e de Paco Diez na programação, o evento musical contará, pela primeira vez, com a participação dos espanhóis Stolen Notes. A banda formada em Sevilha no ano de 2006 e que vai já no seu terceiro álbum será, esta noite, responsável pela abertura oficial da 19ª edição do FIMT. A primeira noite encerrará com Daniel Pereira Cristo, uma referência da música étnica portuguesa como cantautor e multi-instrumentalista.

No segundo dia, o palco será tomado de assalto pelo folk ibérico dos Aljibe e pela música de fusão dos portugueses Albaluna, enquanto no dia 25 de agosto o festival deixará a Praça das Eiras para se dividir entre a Igreja de São Pedro com a música tradicional do agrupamento feminino Moçoilas e o registo musical africano de Syla Conakry, que irá atuar na Praia da Ribeira, na Albufeira do Azibo.

De referir, ainda, que durante a tarde de sábado, 24 de agosto, será possível participar, mediante inscrição prévia, através do email cultura@cm-macedodecavaleiros.pt, num workshop dirigido às crianças, dedicado à construção de instrumentos musicais tradicionais com papel, cartão e outros materiais de construção, constituindo uma forma de educação para o ambiente pois será, sobretudo, sobre reciclagem. Irá, ainda, decorrer uma oficina de música tradicional, destinada a crianças e adultos, que será desenvolvida por Paulo Preto dos Galandum Galundaina e Paco Diez.

 

FOTOGRAFIA: Manuel Teles

 

CARTAZ

MC

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.


PUB.